terça-feira, 12 de março de 2013

Implementação de Oficinas


O Programa Pedagógico elaborado pela Fundação Catarinense de Educação Especial e implantado através da Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina tem por objetivo qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação especial.

Neste contexto, os cursos que serão oferecidos inicialmente são:


 Oficina de Português para surdos;
 Oficinas de LIBRAS para surdos.


1. Serviço de Estudos e Aprendizagem da Língua Portuguesa (SEALP).   Início: 01/04/2013

Este serviço tem como objetivos promover estudos, pesquisas e capacitações no ensino da Língua Portuguesa escrita como L2 para surdos.


OBJETIVO GERAL
Desenvolver a competência linguística, comunicativa e discursiva do surdo, permitindo sua real inserção na sociedade, através do Português escrito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·          Construir a linguagem na criança (simbolizando e significando);
·          Desenvolver a habilidade de leitura, nos mais diversos gêneros textuais;
·          Despertar a necessidade (desejo) de se expressar e se comunicar usando a Língua Portuguesa escrita.

ELEGIBILIDADE
  • Ter diagnóstico de surdez;
  • Ter a LIBRAS como primeira língua;
  • Freqüentar o ensino regular (fundamental e médio)

ESTRUTURA DO ATENDIMENTO

O atendimento do professor será desenvolvido em grupos compostos por, no máximo, por quatro crianças, com duração de 1h30 minutos cada, duas vezes por semana, podendo sofrer alterações conforme necessidade dos envolvidos.
Serão realizadas atividades pedagógicas que estimulem a leitura e a produção escrita do indivíduo com perda auditiva, trabalhando a aquisição de conceitos, ampliando seu conhecimento de mundo e familiarizando-o com a estrutura linguística da Língua Portuguesa, facilitando assim seu processo de escolarização e também de socialização.

O serviço será realizado pelos seguintes profissionais:
  • Uma professora de Língua Portuguesa – Ana Lúcia Kretzer Barotto
  • Um intérprete (somente quando necessário) 


OFICINAS DE LIBRAS PARA SURDOS ADULTOS
Início 18/03/2012

         Existem surdos adultos que inventam seus próprios sinais (sinais caseiros) ou se expressam por outras formas de comunicação como mímicas, isso por não terem contato com outros surdos, o que impossibilita a aquisição da língua da comunidade surda, ou seja, a LIBRAS. Isso acarreta uma falta de acesso às informações e a elaborações conceituais no mundo real, justificando assim uma necessidade urgente de ser inserido em um contexto sócio-lingüístico que utilize a língua de sinais, pois a maioria desses surdos são filhos de pais ouvintes que desconhecem a LIBRAS, negando assim, inconscientemente, o acesso de seus filhos à sua língua natural.

         Esta defasagem lingüística faz com que esses surdos acabem por desistir da escola muito cedo, tornando mais difícil ainda a sua inserção no mercado de trabalho, criando uma barreira cada vez maior para a sua independência e desenvolvimento humano. São pessoas que geralmente ficam em casa, sendo tratados como dependentes de uma família, e conseqüentemente de uma sociedade, que não acredita na sua capacidade de agir por conta própria. Sendo assim, é de suma importância que se propicie espaços, para que essas pessoas possam ter contato com outros surdos, com sua língua, resgatando assim sua auto estima, independência e respeito dentro da sociedade, reconhecendo sua identidade enquanto pessoa surda.

Estrutura do Atendimento

       O atendimento será oferecido 2 (duas vezes por semana, com duração de 1h30min por dia.
     O desligamento se dará através da análise dos profissionais envolvidos no atendimento, levando em consideração a aquisição da LIBRAS pelo surdo e sua independência na comunicação com outros surdos.
       

Elegibilidade
Surdos a partir de 14 anos de idade, com ou sem outros comprometimentos, que não tiveram oportunidade de adquirir a LIBRAS.



As inscrições poderão ser feitas no CAS ou pela ficha de inscrição abaixo, que deverá ser preenchida e enviada para o seguinte endereço de e-mail: interpreteeduc@fcee.sc.gov.br



FICHA DE INSCRIÇÃO


OFICINA DE ____________________

Nome: __________________________________
Idade : _________                  Data de Nascimento: _____ / ______/ ______
Endereço:______________________________________
         E-mail:_______________________________  
Contato celular:___________

Se é estudante:
Escola:_____________________________________________
Série:________________
Período: _______________________________________________

Local de trabalho:__________________________________
         Função: ______________________________________________________
_




        Não esqueçam de especificar na Ficha qual o nome da oficina que irão fazer!



  Abraços!!

  Juh e Patrícia Amaral






Nenhum comentário:

Postar um comentário