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Serviço de Áudio-Comunicação, a integração entre fonoaudiologia e pedagogia
visa promover o desenvolvimento da criança surda usuária de implante coclear,
alinhando os atendimentos no intuito de garantir uma intervenção mais ampla e
completa, unindo de forma sistemática habilidades auditivas e comunicativas da
criança, estimuladas por situações de aprender a escutar, onde habilidades de
audição, fala, linguagem, cognição, escrita e comunicação são integradas,
seguindo as seqüências do desenvolvimento natural.
Um dos objetivos deste serviço é o de desenvolver as habilidades
auditivas do individuo (detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão
auditiva) ajudando-o a aprender a escutar, através do trabalho de treinamento
auditivo de forma que a reabilitação/ habilitação aconteça gradativamente.
O
treinamento auditivo tem por finalidade fazer com que esses usuários aprendam a
ouvir e interpretar os sons desenvolvendo ao máximo seus resíduos auditivos,
visando desenvolver as funções auditivas necessárias a aquisição e ao
desenvolvimento da linguagem oral.
A primeira habilidade auditiva que a pessoa surda adquire é a detecção
auditiva e, conseqüentemente, deve ser a primeira habilidade a ser trabalhada
onde se deve chamar atenção para a presença e ausência do som.
O passo seguinte é trabalhar a discriminação auditiva, onde são
apresentadas respostas diferenciais diante de características específicas do
estímulo sonoro. Diferenciar dois ou mais estímulos sendo eles: sons
instrumentais, sons ambientais, sons de fala, discriminação quanto a sua
duração, discriminação quanto à intensidade.
Posteriormente ou concomitantemente, trabalha-se o reconhecimento
auditivo, onde deverá identificar o som, classificando-o e nomeando o que
ouviu, repetindo ou apontando o estímulo.
Por fim, a última habilidade a ser trabalhada é a compreensão auditiva, na qual é preciso entender os estímulos sonoros sem repetição. Responder perguntas, seguir instruções e recontar histórias.
As habilidades auditivas da criança, assim como a linguagem
oral, se aperfeiçoam não somente com a idade e com o desenvolvimento, mas,
sobretudo, com a prática auditiva.
Ouvir deve ser um ato constante e natural, qualquer
atividade do cotidiano pode ser aproveitada para estimulação.
Adorei esse post. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirTexto bem explicativo. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
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