terça-feira, 16 de junho de 2015

Habilidades Auditivas


No Serviço de Áudio-Comunicação, a integração entre fonoaudiologia e pedagogia visa promover o desenvolvimento da criança surda usuária de implante coclear, alinhando os atendimentos no intuito de garantir uma intervenção mais ampla e completa, unindo de forma sistemática habilidades auditivas e comunicativas da criança, estimuladas por situações de aprender a escutar, onde habilidades de audição, fala, linguagem, cognição, escrita e comunicação são integradas, seguindo as seqüências do desenvolvimento natural.



Um dos objetivos deste serviço é o de desenvolver as habilidades auditivas do individuo (detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão auditiva) ajudando-o a aprender a escutar, através do trabalho de treinamento auditivo de forma que a reabilitação/ habilitação aconteça gradativamente.
O treinamento auditivo tem por finalidade fazer com que esses usuários aprendam a ouvir e interpretar os sons desenvolvendo ao máximo seus resíduos auditivos, visando desenvolver as funções auditivas necessárias a aquisição e ao desenvolvimento da linguagem oral.
A primeira habilidade auditiva que a pessoa surda adquire é a detecção auditiva e, conseqüentemente, deve ser a primeira habilidade a ser trabalhada onde se deve chamar atenção para a presença e ausência do som. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
O passo seguinte é trabalhar a discriminação auditiva, onde são apresentadas respostas diferenciais diante de características específicas do estímulo sonoro. Diferenciar dois ou mais estímulos sendo eles: sons instrumentais, sons ambientais, sons de fala, discriminação quanto a sua duração, discriminação quanto à intensidade. 




Posteriormente ou concomitantemente, trabalha-se o reconhecimento auditivo, onde deverá identificar o som, classificando-o e nomeando o que ouviu, repetindo ou apontando o estímulo. 




Por fim, a última habilidade a ser trabalhada é a compreensão auditiva, na qual é preciso entender os estímulos sonoros sem repetição. Responder perguntas, seguir instruções e recontar histórias.




As habilidades auditivas da criança, assim como a linguagem oral, se aperfeiçoam não somente com a idade e com o desenvolvimento, mas, sobretudo, com a prática auditiva.
Ouvir deve ser um ato constante e natural, qualquer atividade do cotidiano pode ser aproveitada para estimulação.


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