MUITO MAIS QUE FORA DE SALA É O VER
PARA ALÉM DAS TELAS
Muito mais que proporcionar o
aprendizado da aquisição linguística, o AEE Libras da Educação
Infantil do CAS tem objetivos como o de proporcionar espaços e
atividades de lazer aos alunos, sempre interagindo e aumentando o
vocabulário da língua de sinais que os rodeia no momento.
Um desses exemplos, são as
brincadeiras ao ar livre, em que os professores vão junto com seus
alunos a um espaço para brincar (parque) que temos dentro da
instituição. Neste espaço, as crianças ficam livres para correr,
pular, se balançar, subir, escalar, entre outras brincadeiras.
Sempre com a observação de um educador.
As fotos abaixo demonstram o
atendimento que foi realizado em um dos dias que os alunos frequentam
a instituição.
Vale ressaltar que, mesmo em momentos
livres e de diversão, os professores fazem intervenções,
interagindo com os alunos para assim enriquecer o vocabulário dos
mesmos.
Outra informação importante é que
muitas vezes, na era tecnológica e cheia de agitação que vivemos
hoje, as crianças estão muito acostumadas a somente brincar com
eletrônicos. Dessa forma, proporcionar momentos de brincadeiras ao
ar livre, fazem que ela interaja com a natureza e “veja para além
das telas”. Como nos afirma a Noêmia Lopes na revista crescer:
Todas
essas ações colaboram para enfrentar o desafio contemporâneo de
uma infância entre quatro paredes. “Diferentemente de um tempo não
muito distante, em que se brincava na rua e nos campinhos,
divertir-se ao ar livre é, hoje em dia, uma experiência mais rara,
em especial nas grandes cidades”, diz Tania, Ramos Fortuna,
professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Texto:
Vanessa Paula Rizzotto – Intérprete de Libras
Atividade realizada pela professora:
Dariane Regis
REFERÊNCIAS
LOPES,
Noêmia. Brincar ao ar livre faz bem! Revista Crescer online de
16/09/2016. Disponível em:
<https://revistacrescer.globo.com/Brincar-e-preciso/noticia/2015/02/brincar-ao-ar-livre-faz-bem.html>
, acesso em 26 de junho de 2018.
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