quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Entenda o que é memória auditiva

Memória auditiva é a capacidade de aprender ouvindo. E dá pra imaginar o quanto ela é importante na terapia da criança surda usuária de AASI/Implante Coclear? 

Um déficit de memória auditiva pode resultar em problemas na fala, em um vocabulário limitado e no desempenho abaixo do esperado quando for a hora de ler e escrever. Treinar a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o sequenciamento de sons ajuda a tornar a memória auditiva mais eficiente.

A memória auditiva é classificada como de “curto prazo”. Ou seja, ela é a capacidade cerebral de utilizar uma certa quantidade de informação por um curto período de tempo (15 a 30 segundos) em média. É a informação que estamos pensando naquele momento ou que estamos tomando conhecimento. O processo de criar memória auditiva envolve algumas etapas: primeiro ouvimos o som, ou seja, percebemos o som. Lembrando que estamos falando de audibilidade. Depois escutamos esse som (damos atenção ao que ouvimos) e na sequência armazenamos em algum local no nosso cérebro. Pronto. A memória auditiva está criada e armazenada. 

Mas como fazer isso? Quanto mais lúdico, ou seja, quanto mais sentido aquela atividade fizer para a criança, mais fácil vai ser para ela memorizar. 

Pra essa atividade, utilizei o piano que vai exercitar essa memória e também a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o sequenciamento de sons. 

Explicamos para a criança que serão  produzidos diferentes sons em sequência e que ela terá que descobrir quantos foram os sons e dizê-los na ordem em que foram reproduzidos. Comece com dois sons. Por exemplo, se você tocar um som grave e depois um som agudo, a criança terá de dizer: “Ouvi dois sons. Primeiro um som grave , depois um som agudo”. Pra isso você terá que ter certeza que a criança já consegue discriminar sons graves de agudos.

Quando a criança estiver se saindo bem, vá aumentando aos poucos o número de sons da sequência.
É possível melhorar a memória auditiva melhorando a capacidade de retenção  e armazenamento, ajudando a criança a ser o mais eficiente possível.  Exercite a memória auditiva de curto prazo com frequência. 
Procure um fonoaudiólogo de confiança.

#casfcee #fcee #fono #fonoaudiologia #ic #implantecoclear #memóriaauditiva #reabilitaçãoauditiva #aprenderouvindo #surdos #surdosqueouvem #surdosquefalam





Texto escrito por Luana Zimpeck - fonoaudióloga especialista na reabilitação auditiva com suporte da língua de sinais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário