quarta-feira, 6 de novembro de 2019

EXEMPLO DE COMUNICAÇÃO HÁPTICA




Com objetivo de entretenimento




A surdocegueira é uma deficiência única, não sendo caracterizada pela junção da surdez e da cegueira, portanto ela possui metodologias de ensino e comunicação específicas.



Um dos exemplos, dentre as possibilidades de comunicação com a pessoa surdocega é a comunicação háptica (háptico: relacionado ao tato) e a Libras pró tátil.
Ou seja, no caso dos surdos por não possuírem a audição e sim a visão, então desenvolvem uma comunicação visual = a língua de sinais; já os surdocegos além de não terem audição, também não tem a visão, logo é necessário se comunicarem em Libras pelo tato ou Libras pró tátil.



Conforme CADER-NASCIMENTO e FAULSTICH (2016) em seu artigo sobre “Expressão linguística e a produção escrita de surdocegos” o primeiro desafio na surdocegueira consiste em estabelecer uma interação com o surdocego e propiciar condições para que ele tenha consciência do papel da comunicação no ambiente. Nesse contexto, as formas de expressão linguística, com base no signo linguístico na área da surdocegueira, podem ser classificadas em três modalidades:
1 - tátil/sistema háptico, pele e cinestesia: através da Libras Háptica, datilologia tátil, Tadoma, braille para leitura e escrita, braille tátil, escrita caixa alta em espaços definidos pelo surdocego;
2- vísuo-motora, que é a Libras realizada no campo visual do surdocego; ou ainda
3 - oral-auditiva, o que corresponde à fala e à utilização de Aparelho de Amplificação Sonora Individual-AASI.



Mas mais do que a comunicação rotineira e usada para instrução deste sujeito ele também precisa se divertir, se entreter. Portanto esta mesma comunicação pode ser usada para passar informações além do básico ou das informações acadêmicas.



O vídeo abaixo demonstra a professora Janaína Kosztrzepa utilizando a comunicação háptica com seu aluno no AEE Surdocegueira do CAS/FCEE. O vídeo demonstra a professora fazendo os movimentos expressos no vídeo pela personagem aranha, visto que o vídeo em questão é o audiovisual da Galinha Pintadinha intitulado “A Dona Aranha”.



Vale ainda lembrar que o aluno em questão ainda possui resíduos visuais e auditivos, e portanto segura o aparelho de celular muito perto de seus olhos, para assim poder também compreender visualmente algumas informações. Já falamos em outros post anteriores o quanto cada indivíduo é único, e isso se expande quando falamos de sujeitos com deficiência. E portanto é extremamente importante como professores conhecermos nossos alunos para a partir disso conseguirmos planejar o melhor atendimento a ele.








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Texto de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividade realizada pela professora Janaína Kosztrzepa









REFERÊNCIAS
- CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali Abdalah Abdel; FAULSTICH Enilde. Expressão linguística e a produção escrita de surdocegos. 2016. Disponível em: file:///D:/Users/EIGHT/Downloads/3710-13401-1-PB.pdf. Acesso em 06 nov. 2019.



REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
- https://www.facebook.com/redutralibras/posts/1903399633215117/
- https://www.youtube.com/watch?v=mjB_qoSK0fY




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