FICHAS SOBREPOSTAS
Uma
das atividades que a professora do AEE Português aqui do CAS realiza
com seus alunos é a atividade de “Fichas sobrepostas”.
Nesta
situação, a atividade foi realizada com um dos nossos alunos que
além da surdez tem paralisia cerebral (PC) e a mesma tem o objetivo
de proporcionar que o aluno consiga:
-
ler, comparar e ordenar imagens, sinais e nomes de animais utilizando
a datilologia;
-
relacionar as imagens observando as cores e os sinais em Libras;
-
memorizar os sinais e os nomes dos animais, por meio da datilologia.
A
metodologia utilizada foi em fixar o cartaz que continha os sinais em
Libras às imagens dos animais e ao nome de cada animal, colocado-os
sobre a mesa, pois o atendimento exige estratégias diferenciadas
devido à especificidade do aluno em questão. Vale lembrar que para
cada aluno e para cada atendimento deve-se levar em conta as
considerações individuais de cada caso.
Utilizando
o material em duplicidade, o qual anteriormente foi recortado e
selecionado pela professora, o aluno deveria, ao ser perguntado o
sinal do animal, responder fazendo o sinal (à sua maneira) e, em
seguida, sobrepor a ficha no local onde se encontrava o animal
correspondente. Esta atividade foi realizada com a finalidade de se
perceber o conhecimento e a compreensão do que se pede ao aluno com
surdez e outras comorbidades. O aluno atendido tem dificuldades
motoras, sendo assim, a escrita é realizada em datilologia.
Para
esta atividade, foi utilizado o material que está disponível no
site: <www.cirandacultural.com.br>.
Veja
fotos do atendimento!
Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pela professora Marta de Mello Vanderlei Locks
Tradução do texto em LIBRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário