BRINCANDO COM AS
LETRAS – “APRENDER SEM PERCEBER”
No
CAS - Centro
de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às
Pessoas com Surdez alocado na Fundação Catarinense de Educação
Especial – FCEE realizamos o atendimento de crianças surdas de
várias idades. E dentre os grupos de atendimento há o atendimento
da educação infantil, em que baseia-se no brincar para ensinar e
interagir na língua de sinais.
Lembramos
que o foco do CAS na educação infantil é
proporcionar o acesso a sua língua materna, L1, a língua de sinais.
Segundo
Quixadeira, et. all. (s.d.) vale ressaltar a importância do brincar
para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico,
social, cultural, afetivo e cognitivo, tentando conscientizar pais,
educadores e sociedade de que o ato de brincar faz parte de uma
aprendizagem prazerosa que não é apenas lazer, mas sim, um ato de
aprender. As
autoras ainda falam que
brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da
identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo,
poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua
imaginação. No entanto, é preciso uma maior valorização da
escola, da família e da sociedade em geral em relação à
ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância.
No
atendimento da educação infantil as crianças são atendidas em
grupo sempre pensando em objetivos específicos. Como por exemplo, os
professores estimulam a interação e o diálogo entre si, e questões
como o foco e a atenção.
Um dos
nossos exemplos de atendimento foi realizado no dia 23 de março com
uma aluna de 5 anos que foi atendida individualmente, devido a falta
dos colegas de turma. Neste dia os professores trabalharam com ela um
jogo didático de imagem - nome do objeto - forma - letra inicial da
palavra - cores. O objetivo principal foi fazer com que a aluna
interagisse em língua de sinais durante toda a brincadeira. E nos
objetivos específicos estavam: a) a capacidade de identificar
formas; b) a agilidade na identificação das peças do jogos; c) a
associação de cores (no canto de cada peça do jogo havia um
quadrado de uma cor específica, e dessa mesma cor era a letra
inicial da palavra referente ao objeto ilustrado – como podemos ver
na foto); d) aprender os sinais em Libras do objetos ilustrados;
dentre outros.
A
brincadeira durou por volta de uma hora, e durante este tempo duas
professoras interagiram com a aluna fazendo provocações do tipo: “-
É este o sinal desse objeto?” (sinalizando o contrário ou outro
sinal, esperando que a aluna respondesse corretamente), ou ainda “-
A letra inicial da palavra referente a este objeto é ...” (e
falando outra letra, esperando a aluna associar por cor a letra
correta).
No decorrer
da brincadeira também eram feitas outras provocações com as letras
do alfabeto, como por exemplo: “qual a inicial do seu nome?”,
“qual a letra do nome da mamãe?”, “qual a letra do nome da
professora?”. Associações simples mas possíveis de serem
identificadas nesta faixa etária da aluna. E assim, a atividade
transcorreu até a aluna preencher todas as peças do jogo com a
imagem e a letra inicial.
Vale
lembrar que todas as fotografias das crianças utilizadas no nosso
blog já foram devidamente autorizadas no uso de imagem por seus
responsáveis.
Referência:
Quixadeira,
Geane Santana Rocha; et. all. BRINCAR
E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Disponível em:
<http://www.sinprosp.org.br/conpe3/revendo/textos/02/03.pdf>,
acesso em 12 de abril de 2018.
Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pela professora: Dariane Regis.
Tradução do texto em LIBRAS
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