terça-feira, 17 de abril de 2018

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINCANDO COM AS LETRAS – “APRENDER SEM PERCEBER”

No CAS - Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez alocado na Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE realizamos o atendimento de crianças surdas de várias idades. E dentre os grupos de atendimento há o atendimento da educação infantil, em que baseia-se no brincar para ensinar e interagir na língua de sinais.
Lembramos que o foco do CAS na educação infantil é proporcionar o acesso a sua língua materna, L1, a língua de sinais.

Segundo Quixadeira, et. all. (s.d.) vale ressaltar a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo, tentando conscientizar pais, educadores e sociedade de que o ato de brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa que não é apenas lazer, mas sim, um ato de aprender. As autoras ainda falam que brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. No entanto, é preciso uma maior valorização da escola, da família e da sociedade em geral em relação à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância.

No atendimento da educação infantil as crianças são atendidas em grupo sempre pensando em objetivos específicos. Como por exemplo, os professores estimulam a interação e o diálogo entre si, e questões como o foco e a atenção.

Um dos nossos exemplos de atendimento foi realizado no dia 23 de março com uma aluna de 5 anos que foi atendida individualmente, devido a falta dos colegas de turma. Neste dia os professores trabalharam com ela um jogo didático de imagem - nome do objeto - forma - letra inicial da palavra - cores. O objetivo principal foi fazer com que a aluna interagisse em língua de sinais durante toda a brincadeira. E nos objetivos específicos estavam: a) a capacidade de identificar formas; b) a agilidade na identificação das peças do jogos; c) a associação de cores (no canto de cada peça do jogo havia um quadrado de uma cor específica, e dessa mesma cor era a letra inicial da palavra referente ao objeto ilustrado – como podemos ver na foto); d) aprender os sinais em Libras do objetos ilustrados; dentre outros.

A brincadeira durou por volta de uma hora, e durante este tempo duas professoras interagiram com a aluna fazendo provocações do tipo: “- É este o sinal desse objeto?” (sinalizando o contrário ou outro sinal, esperando que a aluna respondesse corretamente), ou ainda “- A letra inicial da palavra referente a este objeto é ...” (e falando outra letra, esperando a aluna associar por cor a letra correta).

No decorrer da brincadeira também eram feitas outras provocações com as letras do alfabeto, como por exemplo: “qual a inicial do seu nome?”, “qual a letra do nome da mamãe?”, “qual a letra do nome da professora?”. Associações simples mas possíveis de serem identificadas nesta faixa etária da aluna. E assim, a atividade transcorreu até a aluna preencher todas as peças do jogo com a imagem e a letra inicial.

Vale lembrar que todas as fotografias das crianças utilizadas no nosso blog já foram devidamente autorizadas no uso de imagem por seus responsáveis.

Referência:

Quixadeira, Geane Santana Rocha; et. all. BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/conpe3/revendo/textos/02/03.pdf>, acesso em 12 de abril de 2018. 














Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 

Atividade realizada pela professora: Dariane Regis.

Tradução do texto em LIBRAS


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