quarta-feira, 18 de abril de 2018

PLANO DE AULA: Estados do Brasil e suas diversidades culturais

BINGO DOS ESTADOS BRASILEIROS



Um dos planos de aula dos professores do CAS, tanto do AEE Libras quando no AEE Português, teve como tema os estados brasileiros, em que primeiro foram trabalhados os estados de cada uma das regiões e na sequência foi apresentado e identificado os estados do Brasil como um todo.
Junto com este tema também trabalhou-se a diversidade cultural que identifica cada um dos estados. Conversando sobre temas como danças, comidas típicas e vestuário de cada região.
__________________
PLANO DE AULA
Tema
Estados do Brasil e suas diversidades culturais



Objetivo Geral
- Aprender os sinais e identificar os estados brasileiros.



Objetivos específicos
  • Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE, Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste;
  • Desenvolver a escrita e a compreensão de textos informativos (apenas para o AEE Português);
  • Cultivar sentimento de respeito às diferentes culturas;
  • Aprender a analisar mapas;
  • Conhecer os estados brasileiros e suas capitais;
  • Analisar os diferentes “sotaques” e suas variações; e as variações na Libras (variação linguística também na língua de sinais);
  • Incentivar a pesquisa;
  • Trabalhar em grupos;
  • Ampliar o vocabulário e repertório cultural;
  • Inferir o sentido de palavras desconhecidas por meio de palavras conhecidas;
  • Trabalhar o processo de leitura e escrita com os alunos através do lúdico (apenas para o AEE Português);
  • Refletir e interpretar orientações em língua de sinais;
  • Discutir e propiciar, por meio da interação, que os alunos argumentem e contem histórias, fatos etc. para, a partir disso, aprenderem a se comunicar tanto na modalidade escrita quanto na modalidade da língua de sinais.



Metodologia geral
Obs.: (valorizar sempre o conhecimento que o aluno traz para a aula)
- Acolhimento;
- Fazer uma roda de conversa com as crianças sobre o tema;
- Utilizar um mapa do Brasil para mostrar as cinco regiões e os estados brasileiros;
-Trabalhar o significado da palavra Estado e Capital;
- Conversar sobre o tema cultura de cada região;
- Trabalhar imagens tiradas de revistas, jornais ou internet, para mostrar as diferentes culturas existentes no Brasil;
- Brincar com os alunos com a material abaixo para que eles possam memorizar os conteúdos apreendidos.



Avaliação
A avaliação é processual e se dará por meio da observação, que considera o nível de atenção, de colaboração e participação dos alunos, verificando se entenderam o texto lido em libras, se encontraram dificuldades para escrevê-lo, buscando sempre a melhor estratégia a fim de que eles possam sanar, por meio de nossa mediação, suas dúvidas.



___________________



Veja a seguir algumas fotos do “bingo dos estados” que a professora criou para brincar com os alunos e assim fazer com que eles memorizem o conteúdo.



Lembrando que um material criado, pode ser utilizado de diferentes formas. Como por exemplo:
- um jogo usando apenas os sinais dos estados;
- um jogo usando apenas os sinais das capitais;
- um jogo usando apenas o nome do estado em português escrito;
- um jogo com as siglas dos estados;
- um jogo usando as regiões.




Veja também um vídeo que a professora fez com os alunos para que eles memorizassem a escrita (soletração, logo refletidas para o português escrito) e a identificação do sinal. 

















Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 

Atividade realizada pelas professoras: Marta de Melo Vanderlei Locks e Janaína Kosztrzepa. 


Tradução do texto em LIBRAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário