quarta-feira, 18 de abril de 2018

ATIVIDADE DA PÁSCOA

CONTEXTUALIZANDO DATAS SOCIAIS

Atividade alusiva a Páscoa


Perto da Páscoa os professores se reuniram e acharam importante repassar aos nossos alunos alguns acontecimentos sociais, como forma de conhecimento de mundo para eles, devido ao grande questionamento das crianças sobre o tema. Um dos exemplos que demonstra a importância do surdo receber esse conhecimento é que, muitas vezes, o sujeito surdo vai até o supermercado com sua família e vê vários ovos de chocolate à venda (somente neste período) e não sabe o porquê de tal fato. Sendo este apenas um dos inúmeros exemplos em que o sujeito surdo se depara com alguns fatos sociais e não sabe o seu porquê, visto que ninguém, até o momento, parou para lhe explicar e contextualizar.

Como Clarice Conh (s.d.) nos apresenta é de fundamental importância se trabalhar com temas sociais gerais com a criança/adolescente, apresentando, ou ainda, disponibilizando a estes conhecimento de mundo. Visto que é através do conhecimento de mundo que todo sujeito se torna capaz de:

  • Elaborar ideias a respeito do mundo que a cerca: natureza e cultura
  • Vivenciar a cultura, do entorno e do país
  • Aprender a ler o mundo desenvolvendo a capacidade de observar regularidades e permanências, formular noções de espaço e tempo, perceber transformações, causas e consequências.

Foi explicado o que é Pascoa para nossos alunos e assim contada a história do que ela significa socialmente, quais são e o que significam, seus símbolos religiosos e ainda falaram da Pascoa comercial, criada e divulgada nas mídias com o intuito da venda de presentes e chocolates.

O tema foi trabalho por cerca de duas semanas com os alunos, usando vários gêneros textuais, como por exemplo a contação de história e um conto. Ao final, para encerrarem o projeto alguns alunos fizeram apresentações (tanto no período matutino, quanto no período vespertino) do tema estudado. No dia da apresentação, foi realizada uma festa de interação com nossos usuários.




Algumas brincadeiras que foram feitas com os alunos no momento de interação:


Obs.: 1 - É fundamental a orientação e a presença de um professor nesta brincadeira.
Obs.: 2 – As brincadeiras foram apenas usadas para um momento de descontração do grupo.

O PÉ DA CADEIRA
1- Dividir o grupo em dois, todos devem tirar os sapatos;
2 - Os calçados devem ser espalhados por todo o CAS;
3- Uma criança do grupo deverá procurar dois pares de calçados idênticos e calçar as cadeiras que deverão estar espalhadas no ambiente;
4- O grupo deverá permanecer afastado somente incentivando o amigo a ir mais rápido;
5 - Vencerá o grupo que conseguir calçar mais cadeiras.

ESTOURA BALÃO
  1. Formar duplas;
  2. Cada participante deverá amarrar com barbante, um balão em cada tornozelo, no total cada criança terá dois balões;
  3. A dupla deverá proteger o seu balão e o do seu parceiro enquanto a outra dupla tenta estourar;
  4. Deve ser estipulado um tempo para cada dupla;
  5. Vence a dupla que ficar mais tempo com mais balões.


PESCA COM COLHER
  1. Uma bacia grande com água;
  2. Duas colheres;
  3. 10 tampinhas de garrafa pet, duas cores diferentes;
  4. Colocar as tampinhas dentro da bacia com água;
  5. Duas crianças, uma de cada grupo, deverá pescar as tampinhas com a colher na boca (é proibido pegar a colher com a mão), a criança que pescar mais tampinhas em menos tempo, a equipe ganha.


Arremesso de Bambolê
  1. Separar duas equipes;
  2. Um adulto deverá ficar de costas para os grupos
  3. Cada componente do grupo deverá fazer uma tentativa para encaixar o bambolê no adulto que estará a certa distância, de costas. Vence o grupo que conseguir encaixar mais vezes o bambolê.

Toca
  1. Dois grupos;
  2. Duas faixas largas de TNT de duas cores diferentes;
  3. Cada grupo receberá uma faixa;
  4. Estender no chão separadamente e grupo deverá ficar em cima da faixa, ninguém pode ficar com os pés para fora da faixa;
  5. O professor deverá fazer uma pergunta (perguntas de temas variados mas específicos para a faixa etária), o grupo que não souber responder deverá dobrar o Tecido ao meio e todos devem subir sobre a faixa. Nenhum integrante do grupo pode ficar de fora, ou com os pés pra fora da faixa;
  6. O Professor fará outra pergunta e assim sucessivamente;
  7. Ganha o grupo que o tecido estiver maior ao fim de 10 perguntas.
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Veja a seguir fotos dos momentos de interação e algumas das apresentações feitas pelos alunos.




REFERÊNCIA
COHN, Clarice. Campos de experiências todos os dias. Disponível em: <http://www.tempodecreche.com.br/campos-de-experiencias-2/campos-de-experiencias-todos-os-dias/>, acesso em 12 de abril de 2018.






















Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 

Atividade realizada pelas professoras: Dariane Regis, Marta de Melo Vanderlei Locks e Janaína Kosztrzepa, João Paulo Casagrande e Valdeci Lisboa. 

Tradução do texto em LIBRAS





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