segunda-feira, 10 de setembro de 2018

DIA INTERNACIONAL DAS LÍNGUA DE SINAIS

DAS COMEMORAÇÕES DO SETEMBRO AZUL!

Você sabia que no mês de setembro a comunidade surda comemora várias de suas conquistas relacionadas à língua e também a cultura e identidade surda?

Pois é! Em uma comemoração cultural as celebrações iniciam hoje, no dia 10 de setembro. 
Mas porque hoje? E o que é comemorado neste dia??? 

A Federação Mundial de Surdos (WDF) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A iniciativa partiu da Associação de Surdos da Suécia, em 2011, em referência ao Congresso de Milão, ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880, quando ficara proibido o uso das línguas de sinais, e imposto o oralismo, na educação de surdos.
A data é lembrada com manifestações de comunidades surdas de todas as partes do mundo. O objetivo é garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando das marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas.
Obs.: Você já deve saber que cada país possui a sua língua de sinais, ou seja, elas não são universais! Como no Brasil a língua oral é o Português, a língua de sinais é a Libras. E assim também é, por exemplo nos EUA, em que a língua oral é o Inglês, e a língua de sinais é o ASL. Ou ainda m Portugal, que os ouvintes falam o Português de Portugal e a língua de sinais é o LGP (Língua Gestual Portuguesa). 
Contudo já temos uma Língua Internacional de Sinais: o Gestuno (ou Língua Gestual Internacional) que é uma língua auxiliar internacional, muitas vezes usada pelos surdos em conferências internacionais, ou informalmente, quando viajam. Contudo ela ainda está em processo de solidificação e estudos científicos. 
Voltando a falar do dia 10 de setembro de da nossa língua de sinais, no Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 2002. E, em 22 de dezembro de 2005, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 5.626 que a regulamentou.
No mês de setembro, ou “Setembro Azul”, comemoram-se ainda as seguintes datas: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21; Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), 26; e Dia Internacional do Surdo, 30.
A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.

Fonte: http://roquettepinto.org.br/linguas-de-sinais-abrem-comemoracoes-do-setembro-azul/


Nenhum comentário:

Postar um comentário