AEE
LIBRAS – EDUCAÇÃO INFANTIL
Como
já falamos várias vezes aqui no blog, e já é sabido por todos,
principalmente pais e professores: a brincadeira é a forma mais
eficiente de aprendizado na educação infantil.
Sobretudo,
como nos afirma Navarro (2009) quando falamos em brincar no âmbito
educacional, é importante entendermos do que se fala quando se fala
em brincar e perceber a relevância de um tempo no cotidiano das
crianças destinado a um brincar de qualidade, em um espaço
adequado, com materiais interessantes para as crianças e que
estimule a sua criatividade. Essencialmente, na esfera educacional, a
mediação de um adulto com a participação de outras crianças, ou
dos próprios objetos que se encontram a disposição faz a diferença
nas brincadeiras. Não basta deixar brincar, os professores devem
olhar um pouquinho mais para as crianças, mediar a situação,
perceber suas necessidades e assim tentar entender e estimular a
brincadeira.
Assim,
no AEE Libras – Educação Infantil do CAS / FCEE a primeira regra
é a brincadeira. Por isso os nossos professores sempre procuram
novas estratégias para ensinar aos alunos vocabulários novos, visto
que estes alunos estão em fase de aquisição de língua (sua L1).
Logo, sempre pensando na riqueza de detalhes, com o uso de
vocabulários explicativos e exemplificadores. Contudo nunca
infantilizando as falas ou achando que a criança (mesmo em fase de
aquisição linguística) não entenderá o que está sendo dito.
Dessa
forma, a atividade demonstrada nas fotos abaixo é de um atendimento
em que o professor utilizou como estratégia uma caixa com um buraco
(que pode ser vista nas fotos), e dentro delas vários objetos do
tema selecionado para a atividade/brincadeira, que neste dia foi o
tema: animais.
Vale
lembrar que antes da atividade/brincadeira, foram explicadas às
crianças algumas pequenas regras a serem seguidas e todas as
crianças as fizeram. Então a brincadeira começou com o professor
orientado uma criança por vez a pegar um objeto surpresa de dentro
da caixa. É importante lembrarmos que a surpresa é muito
interessante e atrativa às crianças, pois estimula a boa
curiosidade e as descobertas. Assim, depois que a criança havia
escolhido um objeto surpresa de dentro da caixa, o professor não
apenas ensinava o sinal do objeto e passava para o próximo, mas
contava uma pequena história (criada na hora) sobre ele e ainda
falando com as crianças, sobre cada uma das características e
outras informações importantes. Na sequência outra criança tirava
outro animal da caixa.
E
assim, como podemos ver nas fotos, todas elas ficaram maravilhadas
com a atividade/brincadeira. Pois o elemento surpresa, que pode ser
visto nos rostinhos de cada aluno, foi o ponto alto do momento.
Texto
de Vanessa Paula Rizzotto – Intérprete de Libras
Atividade
realizada pelos professores: Marcos Alexandre Marquioto e Valdeci
Lisboa.
REFERÊNCIA
NAVARRO,
Mariana Stoeterau. O brincar na educação
infantil. In.: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE.
Disponível em:
<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2693_1263.pdf>,
acesso em 20 de setembro de 2018.
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