quinta-feira, 20 de setembro de 2018

CAIXA SURPRESA: ANIMAIS

AEE LIBRAS – EDUCAÇÃO INFANTIL


Como já falamos várias vezes aqui no blog, e já é sabido por todos, principalmente pais e professores: a brincadeira é a forma mais eficiente de aprendizado na educação infantil.

Sobretudo, como nos afirma Navarro (2009) quando falamos em brincar no âmbito educacional, é importante entendermos do que se fala quando se fala em brincar e perceber a relevância de um tempo no cotidiano das crianças destinado a um brincar de qualidade, em um espaço adequado, com materiais interessantes para as crianças e que estimule a sua criatividade. Essencialmente, na esfera educacional, a mediação de um adulto com a participação de outras crianças, ou dos próprios objetos que se encontram a disposição faz a diferença nas brincadeiras. Não basta deixar brincar, os professores devem olhar um pouquinho mais para as crianças, mediar a situação, perceber suas necessidades e assim tentar entender e estimular a brincadeira.

Assim, no AEE Libras – Educação Infantil do CAS / FCEE a primeira regra é a brincadeira. Por isso os nossos professores sempre procuram novas estratégias para ensinar aos alunos vocabulários novos, visto que estes alunos estão em fase de aquisição de língua (sua L1). Logo, sempre pensando na riqueza de detalhes, com o uso de vocabulários explicativos e exemplificadores. Contudo nunca infantilizando as falas ou achando que a criança (mesmo em fase de aquisição linguística) não entenderá o que está sendo dito.
Dessa forma, a atividade demonstrada nas fotos abaixo é de um atendimento em que o professor utilizou como estratégia uma caixa com um buraco (que pode ser vista nas fotos), e dentro delas vários objetos do tema selecionado para a atividade/brincadeira, que neste dia foi o tema: animais.

Vale lembrar que antes da atividade/brincadeira, foram explicadas às crianças algumas pequenas regras a serem seguidas e todas as crianças as fizeram. Então a brincadeira começou com o professor orientado uma criança por vez a pegar um objeto surpresa de dentro da caixa. É importante lembrarmos que a surpresa é muito interessante e atrativa às crianças, pois estimula a boa curiosidade e as descobertas. Assim, depois que a criança havia escolhido um objeto surpresa de dentro da caixa, o professor não apenas ensinava o sinal do objeto e passava para o próximo, mas contava uma pequena história (criada na hora) sobre ele e ainda falando com as crianças, sobre cada uma das características e outras informações importantes. Na sequência outra criança tirava outro animal da caixa.

E assim, como podemos ver nas fotos, todas elas ficaram maravilhadas com a atividade/brincadeira. Pois o elemento surpresa, que pode ser visto nos rostinhos de cada aluno, foi o ponto alto do momento.


Texto de Vanessa Paula Rizzotto – Intérprete de Libras
Atividade realizada pelos professores: Marcos Alexandre Marquioto e Valdeci Lisboa.


REFERÊNCIA


NAVARRO, Mariana Stoeterau. O brincar na educação infantil. In.: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2693_1263.pdf>, acesso em 20 de setembro de 2018.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário