JOGOS
DE MATEMÁTICA ADAPTADO PARA SURDOCEGOS
Nos
dias 27 e 28 de novembro de 2018 o CAS teve a honra de receber dois
alunos do curso de Letras Libras Licenciatura da UFSC para fazer uma
demonstração, para nossos alunos do CAS/FCEE, de alguns dos
materiais que os mesmos criaram!
O
objetivo da oficina foi trazer os dois estudantes da UFSC para
apresentarem os jogos de matemática, criados por eles, a partir de
materiais reciclados, fazendo assim uma demonstração tátil da
importância do relevo para os materiais adaptados aos alunos
surdocegos. Mas além da demonstração, como um dos criadores dos
materiais é surdocego, objetivamos dar aos nossos usuários do
CAS/FCEE a oportunidade de conhecerem e se comunicarem com ele
através da Libras Tátil. Obtendo assim uma nova experiência de
vida e conhecendo mais uma forma de comunicação.
A
apresentação ocorreu em dois momentos, com a turma que frequenta o
CAS na terça-feira no período matutino, e também com a turma que
frequenta o CAS na quarta-feira no período vespertino. Abaixo
podemos ver as fotos dos dois grupos discriminados na legenda.
Em
cada uma das oficinas, os alunos se apresentaram para os
ministrantes: Júlio Cesar Andrioni (ouvinte) e Alexandro Anton
(surdocego), e após os dois fizeram a apresentação dos seus
materiais. Toda a produção foi feita na disciplina de Produção de
Materiais Didáticos em Libras do curso Letras Libras Licenciatura,
da professora e orientadora Karin L. Strobel. Dos jogos adaptados e exemplificados nas oficinas,
foram criados com materiais recicláveis vários jogos, como: um jogo
de tabuleiro; Ábaco; jogos de somar para crianças; jogos de
memória; jogos de formas geométricas, dominó em relevo; dentre outros.
Também
temos abaixo outra produção dos colegas Alexandro e Júlio Cesar,
que foi um banner que tem o objetivo de ensinar Libras através da
literatura surda, com o gênero piada. Pois segundo os autores alunos
surdos e ouvintes podem se divertir, compartilhando aprendizados e
experiências com os mais variados gêneros textuais, mesmo quando o
tema principal é a matemática.
Júlio
Cesar e Alexandro também enfatizam que o ensino de Libras, através
de atividades lúdicas, torna seu aprendizado didático, divertido e
prazeroso, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Vale
lembrar que os autores liberaram a publicação do trabalho neste
veículo de comunicação do CAS/FCEE.
A
realização da oficina teve ótima repercussão entre nossos alunos,
sendo que vários deles relataram que nunca haviam se comunicado com
um surdocego, ou até mesmo, não conheciam a necessidade do relevo
para pessoas surdocegas (na adaptação dos materiais), e muito menos
sabiam da comunicação através da Libras Tátil. Todos os nossos
alunos relataram, até mesmo depois do término da oficina,
curiosidades sobre a vida dos surdocegos. E assim nossos professores
aproveitaram para ensinar mais sobre tal assunto.
Mas
de modo geral, a oficina se refletiu como um grande exemplo positivo
para os alunos surdos entenderem que todos (surdos, cegos e
surdocegos) podem estudar, se desenvolver, trabalhar, morar sozinhos
e ter uma vida autônoma/independente, enfim chegar/alcançar tudo o
que quiserem, como o próprio Alexandro passou esta mensagem a eles.
Alunos
e profissionais do CAS/FCEE ficaram muito felizes com a presença e
disponibilidade dos estudantes e agradecem imensamente as oficinas
ministradas.
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Texto
e fotos de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividade
sugerida e realizada pela pedagoga Graziella Cristofolini da Rosa e
os professores: Marcos Alexandre Marquioto, Cilene Couto Becker e
Dariane Regis.
Guia
interpretação de Valdelúcio Fernandes Marques, Manfred Schaberle e
Dariane Regis
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FOTOS DA OFICINA REALIZADA NO PERÍODO MATUTINO
FOTOS DA OFICINA REALIZADA NO PERÍODO VESPERTINO
BANNER: ENSINANDO LIBRAS ATRAVÉS DA LITERATURA SURDA
GÊNERO “PIADA”
Parabéns pelo excelente trabalho. Pessoas assim, nos faz crer na humanidadew.
ResponderExcluirQue bom Carlinhos Bessa. Ficamos muito felizes com seu comentário!
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