terça-feira, 4 de dezembro de 2018

OFICINA COM ALUNOS DO LETRAS LIBRAS – UFSC

JOGOS DE MATEMÁTICA ADAPTADO PARA SURDOCEGOS

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2018 o CAS teve a honra de receber dois alunos do curso de Letras Libras Licenciatura da UFSC para fazer uma demonstração, para nossos alunos do CAS/FCEE, de alguns dos materiais que os mesmos criaram!

O objetivo da oficina foi trazer os dois estudantes da UFSC para apresentarem os jogos de matemática, criados por eles, a partir de materiais reciclados, fazendo assim uma demonstração tátil da importância do relevo para os materiais adaptados aos alunos surdocegos. Mas além da demonstração, como um dos criadores dos materiais é surdocego, objetivamos dar aos nossos usuários do CAS/FCEE a oportunidade de conhecerem e se comunicarem com ele através da Libras Tátil. Obtendo assim uma nova experiência de vida e conhecendo mais uma forma de comunicação.

A apresentação ocorreu em dois momentos, com a turma que frequenta o CAS na terça-feira no período matutino, e também com a turma que frequenta o CAS na quarta-feira no período vespertino. Abaixo podemos ver as fotos dos dois grupos discriminados na legenda.

Em cada uma das oficinas, os alunos se apresentaram para os ministrantes: Júlio Cesar Andrioni (ouvinte) e Alexandro Anton (surdocego), e após os dois fizeram a apresentação dos seus materiais. Toda a produção foi feita na disciplina de Produção de Materiais Didáticos em Libras do curso Letras Libras Licenciatura, da professora e orientadora Karin L. Strobel. Dos jogos adaptados e exemplificados nas oficinas, foram criados com materiais recicláveis vários jogos, como: um jogo de tabuleiro; Ábaco; jogos de somar para crianças; jogos de memória; jogos de formas geométricas, dominó em relevo; dentre outros.

Também temos abaixo outra produção dos colegas Alexandro e Júlio Cesar, que foi um banner que tem o objetivo de ensinar Libras através da literatura surda, com o gênero piada. Pois segundo os autores alunos surdos e ouvintes podem se divertir, compartilhando aprendizados e experiências com os mais variados gêneros textuais, mesmo quando o tema principal é a matemática.

Júlio Cesar e Alexandro também enfatizam que o ensino de Libras, através de atividades lúdicas, torna seu aprendizado didático, divertido e prazeroso, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Vale lembrar que os autores liberaram a publicação do trabalho neste veículo de comunicação do CAS/FCEE.

A realização da oficina teve ótima repercussão entre nossos alunos, sendo que vários deles relataram que nunca haviam se comunicado com um surdocego, ou até mesmo, não conheciam a necessidade do relevo para pessoas surdocegas (na adaptação dos materiais), e muito menos sabiam da comunicação através da Libras Tátil. Todos os nossos alunos relataram, até mesmo depois do término da oficina, curiosidades sobre a vida dos surdocegos. E assim nossos professores aproveitaram para ensinar mais sobre tal assunto.

Mas de modo geral, a oficina se refletiu como um grande exemplo positivo para os alunos surdos entenderem que todos (surdos, cegos e surdocegos) podem estudar, se desenvolver, trabalhar, morar sozinhos e ter uma vida autônoma/independente, enfim chegar/alcançar tudo o que quiserem, como o próprio Alexandro passou esta mensagem a eles.

Alunos e profissionais do CAS/FCEE ficaram muito felizes com a presença e disponibilidade dos estudantes e agradecem imensamente as oficinas ministradas.

____________________________

Texto e fotos de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividade sugerida e realizada pela pedagoga Graziella Cristofolini da Rosa e os professores: Marcos Alexandre Marquioto, Cilene Couto Becker e Dariane Regis.

Guia interpretação de Valdelúcio Fernandes Marques, Manfred Schaberle e Dariane Regis

_____________________________

FOTOS DA OFICINA REALIZADA NO PERÍODO MATUTINO

















FOTOS DA OFICINA REALIZADA NO PERÍODO VESPERTINO


















BANNER: ENSINANDO LIBRAS ATRAVÉS DA LITERATURA SURDA 
GÊNERO “PIADA”

















3 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho. Pessoas assim, nos faz crer na humanidadew.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Carlinhos Bessa. Ficamos muito felizes com seu comentário!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir