sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TRABALHANDO COM MATERIAIS DIFERENTES

OFICINA DE ARGILA


No dia 26 de novembro tivemos nos CAS/FCEE uma oficina de argila ministrada por uma de nossas alunas, Mariana Lima Fruscaldo, que ensinou aos seus colegas como manusear e criar objetos e utensílios com a argila.

Todo o material da oficina foi patrocinado pela aluna e sua família, e como podemos ver nas fotos, todos os alunos adoraram a experiência e se divertiram muito com as suas produções.

Sobre o uso diversificado de materiais sabemos que para tornar as aulas (ou atendimento, como é o caso do CAS/FCEE) mais atraentes, divertidas e dinâmicas há vários materiais que podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos. Sem falar na sua motivação para a prática. Logo Souza (2007, p. 110) nos apresenta que “[...] é possível a utilização de vários materiais que auxiliem a desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem, isso faz com que facilite a relação professor – aluno – conhecimento.”

Dessa forma, com o uso da argila, e na oficina ministrada pela colega Mariana L. F. todos os alunos puderam interagir entre si, aprender uma nova técnica, obter mais um conhecimento (seja ele acadêmico ou “de mundo”) e ainda pratica e ampliar seu vocabulário na língua de sinais.

Com o material que restou, os professores da educação infantil também aproveitaram para trabalhar o manuseio da argila com seus alunos.

Veja também as fotos e note o quanto todos ficaram felizes com a experiência.

___________________________

Texto de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras.
Atividade realizada pelos professores: Cilene Couto Becker; Dariane Regis, Marcos Alexandre Marquioto e Valdeci Lisboa.

REFERÊNCIA

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos. Disponível em: <http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2018.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário