quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

PARTICIPAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DA FONOAUDIÓLOGA DO CAS

REABILITAÇÃO AUDITIVA

Nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2019 a fonoaudióloga do CAS/FCEE, Luana Zimpeck, participou de uma Capacitação da Academia Cochlear de Reabilitação Auditiva, em Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.
No curso a profissional teve oportunidade de estudar e refletir sobre diversos assuntos que serão aplicados em seus atendimentos, como por exemplo:
- Demonstração de novas tecnologias de reabilitação auditiva;
- Tipos de abordagens terapêuticas, com o intuito de melhores resultados auditivos e de linguagem;
- A importância da participação dos pais na terapia auditiva, aprendendo os modelos que serão aplicados em casa;
- A individualidade de cada atendimento, dentre outros assuntos.
Vale ressaltar que, tal formação ocorreu apenas com profissionais que já trabalham com este serviço e ela justifica-se, pois nosso centro de atendimento, o CAS/FCEE, atenderá neste ano 14 (quatorze) alunos na reabilitação, alunos estes que já são implantados (fazem o uso do IC – Implante Coclear1) ou que fazem uso do AASI, que é o Aparelho de Amplificação Sonora Individual2. Sendo ainda que o serviço de reabilitação auditiva oferecido pelo CAS/FCEE é um serviço gratuito e ligado a fase escolar e frequência do aluno no AEE Libras, visto que a língua de sinais pode servir de recurso para aquisição da fala, não impedindo o desenvolvimento da língua oral – objetivo principal do serviço de reabilitação.
É importante ressaltarmos que estudos demonstram que para obtenção dos melhores resultados com o implante coclear, a reabilitação fonoaudiológica é imprescindível, sendo ainda que a duração desta terapia depende do seu tipo de perda auditiva, idade (provado cientificamente que de 0 a 3 anos e a fase ideal para aquisição da linguagem) e o nível de motivação (incluindo diversos fatores). Visto que crianças com perda auditiva pós-lingual, por exemplo, e que receberam um implante logo após a perda auditiva, muitas vezes atingem resultados rápidos. Todos estes aspectos avaliados pelo profissional adequado e ainda, pelo estímulo deste aluno recebido em outros locais em que frequenta e convive; e também analisando-se a metodologia utilizada no atendimento.
Sobre a metodologia utilizada no nosso serviço de reabilitação auditiva, a profissional utiliza a abordagem bilíngue, expondo o aluno a duas línguas, sendo que a primeira sempre será a sua língua materna (ou L1, a língua de sinais) e a segunda língua (ou L2), a língua oficial do país. Destaca-se que a segunda língua pode ser ensinada concomitantemente a língua materna, ou após a aquisição e desenvolvimento completo da sua L1. Assim, através da abordagem bilíngue, o método terapêutico aplicado é o auditivo verbal – que é quando a criança aprende a ouvir a depois desenvolve a linguagem falada.


1- Falaremos em outro artigo somente sobre o Implante Coclear, mas resumidadmente ele é um dispositivo médico eletrônico para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo. Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo. Isso significa que ele substitui parcialmente as células danificadas da cóclea.

2- Também falaremos mais tarde sobre os tipos e funções específicas de AASI.   


REFERÊNCIAS

Importância da reabilitação. Disponível em: <https://www.oticonmedical.com/portuguese/cochlear-implants/new-to-cochlear-implants/activation-and-rehabilitation/the-importance-of-rehabilitation>. Acesso em 13 fev. 2019.

Texto de: Vanessa Paula Rizzotto – Intérprete de Libras e Luana Zimpeck – fonoaudióloga.




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