REABILITAÇÃO
AUDITIVA
Nos
dias 07 e 08 de fevereiro de 2019 a fonoaudióloga do CAS/FCEE, Luana
Zimpeck, participou de uma Capacitação da Academia Cochlear de
Reabilitação Auditiva, em Porto Alegre no estado do Rio Grande do
Sul.
No
curso a profissional teve oportunidade de estudar e refletir sobre
diversos assuntos que serão aplicados em seus atendimentos, como por
exemplo:
-
Demonstração de novas tecnologias de reabilitação auditiva;
-
Tipos de abordagens terapêuticas, com o intuito de melhores
resultados auditivos e de linguagem;
- A
importância da participação dos pais na terapia auditiva,
aprendendo os modelos que serão aplicados em casa;
- A
individualidade de cada atendimento, dentre outros assuntos.
Vale
ressaltar que, tal formação ocorreu apenas com profissionais que já
trabalham com este serviço e ela justifica-se, pois nosso centro de
atendimento, o CAS/FCEE, atenderá neste ano 14 (quatorze) alunos na
reabilitação, alunos estes que já são implantados (fazem o uso do
IC – Implante Coclear1)
ou que fazem uso do AASI, que é o Aparelho de Amplificação Sonora
Individual2.
Sendo ainda que o serviço de reabilitação auditiva oferecido pelo
CAS/FCEE é um serviço gratuito e ligado a fase escolar e frequência
do aluno no AEE Libras, visto que a língua de sinais pode servir de
recurso para aquisição da fala, não impedindo o desenvolvimento da
língua oral – objetivo principal do serviço de reabilitação.
É
importante ressaltarmos que estudos demonstram que para obtenção
dos melhores resultados com o implante coclear, a reabilitação
fonoaudiológica é imprescindível, sendo ainda que a duração
desta terapia depende do seu tipo de perda auditiva, idade (provado
cientificamente que de 0 a 3 anos e a fase ideal para aquisição da
linguagem) e o nível de motivação (incluindo diversos fatores).
Visto que crianças com perda auditiva pós-lingual, por exemplo, e
que receberam um implante logo após a perda auditiva, muitas vezes
atingem resultados rápidos. Todos estes aspectos avaliados pelo
profissional adequado e ainda, pelo estímulo deste aluno recebido em
outros locais em que frequenta e convive; e também analisando-se a
metodologia utilizada no atendimento.
Sobre
a metodologia utilizada no nosso serviço de reabilitação auditiva,
a profissional utiliza a abordagem bilíngue, expondo o aluno a duas
línguas, sendo que a primeira sempre será a sua língua materna (ou
L1, a língua de sinais) e a segunda língua (ou L2), a língua
oficial do país. Destaca-se que a segunda língua pode ser ensinada
concomitantemente a língua materna, ou após a aquisição e
desenvolvimento completo da sua L1. Assim, através da abordagem
bilíngue, o método terapêutico aplicado é o auditivo verbal –
que é quando a criança aprende a ouvir a depois desenvolve a
linguagem falada.
1- Falaremos em outro artigo somente sobre o Implante Coclear, mas resumidadmente ele é um dispositivo médico eletrônico para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo. Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo. Isso significa que ele substitui parcialmente as células danificadas da cóclea.
REFERÊNCIAS
Importância da
reabilitação. Disponível em:
<https://www.oticonmedical.com/portuguese/cochlear-implants/new-to-cochlear-implants/activation-and-rehabilitation/the-importance-of-rehabilitation>.
Acesso em 13 fev. 2019.
Texto de: Vanessa
Paula Rizzotto – Intérprete de Libras e Luana Zimpeck –
fonoaudióloga.
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