O
COMPUTADOR E A SUA RIQUEZA DE CORES,
IMAGENS E DETALHES
EXEMPLIFICADORES
Todas as pessoas (principalmente professores e intérpretes) que
estão envolvidas com a educação dos surdos sabem da grande
importância que o visual tem para a cultura e a comunidade surda.
Tal fato se dá pela Língua de Sinais ser uma língua de modalidade
gestual-visual, e ainda mais, pelo aprendizado dos alunos surdos
ocorrerem de forma visual.
Logo, utilizar a tecnologia (entenda, neste caso, pelo computador)
para obter referenciais reais é a grande sacada dos atendimentos do
AEE que tem esse recurso como disponível.
Falamos isso, pois ainda no em novembro do ano de 2018, a então
professora do AEE Português do CAS/FCEE estava atendendo uma aluna e
trabalhando com a mesma, um material xerocado (xérox = preto e
branco) que falava de frutas. Na ocasião a aluna começou
questionando que na apostila a impressão era em preto e branco,
pedindo porque a laranja era preta, e assim, num estalo de uso da
tecnologia, a professora levou a aluna para o computador e juntas
construíram vários significados a partir do questionamento da
aluna. Pela aluna ter citado uma laranja, a professora fez com que a
mesma aprendesse, no computador, não somente o termo citado por ela,
mas também fosse autora da sua própria pesquisa, iniciando-a do
“zero”:
- ligar o computador;
- abrir uma página de pesquisa da internet;
- procurar a palavra da qual tinha dúvida; e
- utilizasse o recurso de imagens do buscador.
E assim, seguindo com os aprendizados, professora e aluna tiveram
uma rica discussão que envolveu o termo questionado pela aluna:
-
tipos de laranja;
-
diferentes cores das laranjas;
- o que fazer com a laranja – receitas de suco, de bolo, de calda;
e
- as vitaminas da laranja, dentre outros assuntos.
Dessa forma, a professora conseguiu através de um inocente
questionamento da aluna aproveitar para ampliar os conhecimentos da
mesma. Visto que o computador e a internet em sí, são fontes
inesgotáveis de exemplos da vida real, a professora, por meio da
web, tornou mais fácil e clara a interação do conteúdo didático
programado com a realidade, tornando o aprendizado mais útil e
esclarecedor.
Deste modo, e com a metodologia tecnológica visual utilizada pela
professora, o/a aluno/a compreenderá a razão de aprender
determinados conceitos que, de outra forma, poderiam parecer sem
utilidade. Aproximando o mesmo da realidade e dando vida ao conteúdo.
Sobretudo, ainda é importante ressaltar o papel do professor neste
processo, que tem fundamental importância em ajudar a selecionar e
avaliar as fontes de informações e mesmo todo o conteúdo
disponível ao aluno. Nesse caso, o professor atua como um guia do
conteúdo disponível e da pesquisa em si.
___________________
Texto de Vanessa Paula Rizzotto - intérprete de Libras
Atividade realizada por: Cilene Couto Becker
Nenhum comentário:
Postar um comentário