segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

USO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO VISUAL DE APRENDIZAGEM

O COMPUTADOR E A SUA RIQUEZA DE CORES, 

IMAGENS E DETALHES EXEMPLIFICADORES


Todas as pessoas (principalmente professores e intérpretes) que estão envolvidas com a educação dos surdos sabem da grande importância que o visual tem para a cultura e a comunidade surda. Tal fato se dá pela Língua de Sinais ser uma língua de modalidade gestual-visual, e ainda mais, pelo aprendizado dos alunos surdos ocorrerem de forma visual.

Logo, utilizar a tecnologia (entenda, neste caso, pelo computador) para obter referenciais reais é a grande sacada dos atendimentos do AEE que tem esse recurso como disponível.

Falamos isso, pois ainda no em novembro do ano de 2018, a então professora do AEE Português do CAS/FCEE estava atendendo uma aluna e trabalhando com a mesma, um material xerocado (xérox = preto e branco) que falava de frutas. Na ocasião a aluna começou questionando que na apostila a impressão era em preto e branco, pedindo porque a laranja era preta, e assim, num estalo de uso da tecnologia, a professora levou a aluna para o computador e juntas construíram vários significados a partir do questionamento da aluna. Pela aluna ter citado uma laranja, a professora fez com que a mesma aprendesse, no computador, não somente o termo citado por ela, mas também fosse autora da sua própria pesquisa, iniciando-a do “zero”:

- ligar o computador;
- abrir uma página de pesquisa da internet;
- procurar a palavra da qual tinha dúvida; e
- utilizasse o recurso de imagens do buscador.

E assim, seguindo com os aprendizados, professora e aluna tiveram uma rica discussão que envolveu o termo questionado pela aluna:

- tipos de laranja;
- diferentes cores das laranjas;
- o que fazer com a laranja – receitas de suco, de bolo, de calda; e
- as vitaminas da laranja, dentre outros assuntos.

Dessa forma, a professora conseguiu através de um inocente questionamento da aluna aproveitar para ampliar os conhecimentos da mesma. Visto que o computador e a internet em sí, são fontes inesgotáveis de exemplos da vida real, a professora, por meio da web, tornou mais fácil e clara a interação do conteúdo didático programado com a realidade, tornando o aprendizado mais útil e esclarecedor.

Deste modo, e com a metodologia tecnológica visual utilizada pela professora, o/a aluno/a compreenderá a razão de aprender determinados conceitos que, de outra forma, poderiam parecer sem utilidade. Aproximando o mesmo da realidade e dando vida ao conteúdo. Sobretudo, ainda é importante ressaltar o papel do professor neste processo, que tem fundamental importância em ajudar a selecionar e avaliar as fontes de informações e mesmo todo o conteúdo disponível ao aluno. Nesse caso, o professor atua como um guia do conteúdo disponível e da pesquisa em si.


___________________


Texto de Vanessa Paula Rizzotto - intérprete de Libras
Atividade realizada por: Cilene Couto Becker 













Nenhum comentário:

Postar um comentário