quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Boletim informativo

Boletim informativo
Responsável: Prof. Luiz Agusto da Silva Prof. Bilingue Libras/Português
Pedagoga: Marli Simiano de Souza
Recursos especiais utilizados em sala de aula.

A FCEE/CAS, tem entre seus usuários, um aluno cadeirante com coordenação motora comprometida e uma aluna com baixa visão.
Ambos precisam utilizar equipamentos diferenciados para que sua produção se desenvolva dentro da maior normalidade possível.
No AEE L2, para o cadeirante, adotamos um teclado com dimensões maiores, sob um suporte de leitura, que mantém o teclado na posição de 45 º. O usuário está aprendendo a controlar os impulsos da musculatura tanto do braço quanto das mãos e já está conseguindo operar o teclado. A experiência é promissora, faltam mais treinos para que no futuro muito próximo o usuário possa se comunicar utilizando o computador e fazer suas atividades através da escrita utilizando o teclado. Esse treino está ajudando também o usuário a produzir os sinais em LIBRAS com mais clareza, além de usar a caneta na lousa com mais precisão. O que antes eram rabiscos irreconhecíveis, devido sua falta de controle na musculatura, hoje a produção está se tornando mais clara e coerente.
Para a usuária com baixa visão, utilizamos um suporte para leitura, que além de manter o texto bem próximo do seu campo de visão, evita o problema de postura corporal.

Ambos equipamentos, associados a métodos didáticos apropriados, facilitam a interação do aluno com o professor e reflete numa produtividade melhor em conteúdo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário