quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Plano de aula - Tema: O bairro onde moro

Boletim informativo
Responsável: Prof. Luiz Augusto da Silva Prof. Bilingue Libras/Português
Pedagoga: Marli Simiano de Souza
Plano de aula - Tema: O bairro onde moro

Essa atividade consiste em ensinar o português escrito com aulas temáticas. O primeiro tema trabalhado foi “O bairro onde moro” e está previsto outro tema como, “A casa onde moro”, complementando com o primeiro.
O usuário desenvolverá o tema, e aprenderá de forma espontânea, unindo curiosidade, brincadeiras e a aquisição do português escrito, porque precisará sempre lêr e escrever sobre o tema dado. Dessa forma o professor poderá trabalhar a gramática do português escrito junto com as sinalizações em Libras.
Para o tema “O bairro onde moro” os usuários montaram sobre uma prancha de papelão, revestida com cartolina colorida, maquetes feitas de papel, que o professor buscou na internet. Então cada maquete é personalizada, pois traz a informação que o usuário tem sobre o local onde vive. Tiveram a sua disposição, casas, prédios, igrejas, animais, carros, estradas, semáforo, etc O material utilizado foi: papelão, tinta guache, pincel permanente azul e vermelho, moldes para recortar e colar, tesoura sem ponta, cartolina, palito de espetinho de gato, cola branca, tampa de garrafas pet e fotocópias. Além da maquete, buscamos na internet, no Google maps, o endereço dos usuários. Eles puderam localizar seu bairro e suas casas. Alguns não conheciam esse recurso e ficaram admirados com as imagens, pois localizaram casas de pessoas conhecidas e parentes que moram próximos. Os moldes podem ser encontrados em http://graciele-santos.blogspot.com.br/2013/06/moldes-para-fazer-casinha-de-papelao-ou.html , neste blog há links para todos os moldes trabalhados.
No português escrito trabalhamos com sujeito/verbo/objeto e obtivemos bom rendimento no aprendizado. Exemplo: [A] CASA ONDE ESTÁ ? EU TENHO CARRO. ESSA É [A] IGREJA. EU MORO AQUI . [A] CASA É VERDE . [O] VASO TEM FLORÊS . etc.

Abaixo alguns registros das atividades.















Fonte/Créditos:
Quadros Ronice Muller de. Magali L.P. Schmietd- Idéias para ensinar português para surdos – Brasilia – MEC, SEESP, 2006
Bomfim, Duane Antunes – Aprendendo a Entender: Teorias e Práticas para o processo de ensino aprendizagem de surdos Governador Valadares: Editora ASAS, 2010
Lemes, Valderez A. M. Prass – Iniciando a Comunicação escrita: Leviatã (não localizei data e editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário