Boletim
informativo
Responsável:
Prof. Luiz Augusto da Silva Prof. Bilingue Libras/Português
Pedagoga: Marli Simiano de Souza
Pedagoga: Marli Simiano de Souza
Plano
de aula - Tema:
O bairro onde moro
Essa atividade consiste em
ensinar o português escrito com aulas temáticas. O primeiro tema
trabalhado foi “O bairro onde moro” e está previsto outro tema
como, “A casa onde moro”, complementando com o primeiro.
O usuário desenvolverá o tema,
e aprenderá de forma espontânea, unindo curiosidade, brincadeiras e
a aquisição do português escrito, porque precisará sempre lêr e
escrever sobre o tema dado. Dessa forma o professor poderá trabalhar
a gramática do português escrito junto com as sinalizações em
Libras.
Para o tema “O bairro onde
moro” os usuários montaram sobre uma prancha de papelão,
revestida com cartolina colorida, maquetes feitas de papel, que o
professor buscou na internet. Então cada maquete é personalizada,
pois traz a informação que o usuário tem sobre o local onde vive.
Tiveram a sua disposição, casas, prédios, igrejas, animais,
carros, estradas, semáforo, etc O material utilizado foi: papelão,
tinta guache, pincel permanente azul e vermelho, moldes para recortar
e colar, tesoura sem ponta, cartolina, palito de espetinho de gato,
cola branca, tampa de garrafas pet e fotocópias. Além da maquete,
buscamos na internet, no Google maps, o endereço dos usuários. Eles
puderam localizar seu bairro e suas casas. Alguns não conheciam esse
recurso e ficaram admirados com as imagens, pois localizaram casas de
pessoas conhecidas e parentes que moram próximos. Os moldes podem
ser encontrados em
http://graciele-santos.blogspot.com.br/2013/06/moldes-para-fazer-casinha-de-papelao-ou.html
, neste blog há links para todos os moldes trabalhados.
No português escrito trabalhamos
com sujeito/verbo/objeto e obtivemos bom rendimento no aprendizado.
Exemplo: [A]
CASA ONDE ESTÁ ? EU TENHO CARRO. ESSA É [A] IGREJA. EU MORO AQUI .
[A] CASA É VERDE . [O] VASO TEM FLORÊS . etc.
Abaixo
alguns registros das atividades.
Fonte/Créditos:
Quadros
Ronice Muller de. Magali L.P. Schmietd- Idéias para ensinar
português para surdos – Brasilia – MEC, SEESP, 2006
Lemes,
Valderez A. M. Prass – Iniciando a Comunicação escrita: Leviatã
(não localizei data e editora).
Nenhum comentário:
Postar um comentário