quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Plano de aula - Tema: “O PRINCIPE SAPO”

Boletim informativo
Responsável: Prof. Luiz Agusto da Silva Prof. Bilingue Libras/Português
Plano de aula - Tema: “O PRINCIPE SAPO”


O objetivo é ensinar LIBRAS, aumentar o vocabulário, expressão facial, corporal. O usuário aprende a memorizar textos sinalizados, e a relacionar histórias infantis, e do imaginário. Treinamos as sinalizações correspondentes ao vocabulário da história e fizemos um ensaio adaptado da história assistida, uma releitura do vídeo original, onde as adaptações e improvisos foram essenciais para o sucesso. A cada treino o vídeo era assistido novamente e sanado duvidas de forma que cada vez mais, melhorava as sinalizações e a memorização do conteúdo. As discussões á respeito do tema geraram mais aprendizado do que o esperado. Houve entrosamento, dialogo e aprendizado de sinais antes desconhecidos pelo grupo de alunos.
Os materiais usados foram EVA e TNT coloridos e foram feitas coroas para príncipe e princesas, máscara de sapo, utilizados pratos e copos descartáveis, uma almofada grande, uma bola plástica, uma mesa, quatro cadeiras e um tatame e confeccionamos uma árvore de papelão, materiais esses para compor um cenário para o vídeo.
A parte mais difícil foi a falta de prática dos usuários em encenar e fazer fluir naturalmente o texto. O vídeo tomado como base, pode ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=B_1sPE7EzWU .
O vocabulário principal, tratado com esse tema tem os seguintes sinais em Libras: sapo, rei, rainha, coroa, bola, árvore, chorar, susto, afundou, ajudar, pegar, pensar, trocar, vestido, jóias, dar, não/negação, querer, junto, comigo, comer, distante, nada, dentro, castelo, cama, prometer, pular, muitos, nunca, poder, fugir, esperar, meu, minha, esquecer, tchau, ir, assustar, porquê, perseguir, estranho, brincar, ver, duvidar, convidar, quieto, calor, sentar, feliz e outros.

Alguns registros do teatro.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário