Boletim
informativo
Responsável:
Prof. Luiz Agusto da Silva Prof. Bilingue Libras/Português
Plano
de aula - Tema:
“O PRINCIPE SAPO”
O
objetivo é ensinar
LIBRAS, aumentar o vocabulário, expressão facial, corporal. O
usuário aprende a memorizar textos sinalizados, e a relacionar
histórias infantis, e do imaginário. Treinamos as sinalizações
correspondentes ao vocabulário da história e fizemos um ensaio
adaptado da história assistida, uma releitura do vídeo original,
onde as adaptações e improvisos foram essenciais para o sucesso. A
cada treino o vídeo era assistido novamente e sanado duvidas de
forma que cada vez mais, melhorava as sinalizações e a memorização
do conteúdo. As discussões á respeito do tema geraram mais
aprendizado do que o esperado. Houve entrosamento, dialogo e
aprendizado de sinais antes desconhecidos pelo grupo de alunos.
Os
materiais usados foram EVA e TNT coloridos e foram feitas coroas para
príncipe e princesas, máscara de sapo, utilizados pratos e copos
descartáveis, uma almofada grande, uma bola plástica, uma mesa,
quatro cadeiras e um tatame e confeccionamos uma árvore de papelão,
materiais esses para compor um cenário para o vídeo.
A
parte mais difícil foi a falta de prática dos usuários em encenar
e fazer fluir naturalmente o texto. O vídeo tomado como base, pode
ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=B_1sPE7EzWU
.
O
vocabulário principal, tratado com esse tema tem os seguintes sinais
em Libras: sapo, rei, rainha, coroa, bola, árvore, chorar, susto,
afundou, ajudar, pegar, pensar, trocar, vestido, jóias, dar,
não/negação, querer, junto, comigo, comer, distante, nada, dentro,
castelo, cama, prometer, pular, muitos, nunca, poder, fugir, esperar,
meu, minha, esquecer, tchau, ir, assustar, porquê, perseguir,
estranho, brincar, ver, duvidar, convidar, quieto, calor, sentar,
feliz e outros.
Alguns
registros do teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário