terça-feira, 30 de outubro de 2018

SEMINÁRIO SOBRE SURDOCEGUEIRA

DISSEMINANDO CONHECIMENTO SOBRE A SURDOCEGUEIRA

Nos dias 25 e 26 de outubro do ano corrente, a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE através do CAS - Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez realizou o “Seminário sobre Surdocegueira” para assim capacitar os profissionais que atuam ou têm contato com pessoas surdocegas e contribuir para as discussões nesta área.

Nesse dois dias de muito aprendizado, a FCEE recebeu em seu auditório vários profissionais, familiares e também contou com a presença de alguns cidadãos surdocegos.

No cronograma tivemos a oportunidade de ouvir as reflexões de vários profissionais da área, assistindo as palestras:

- Surdocegueira congênita / Deficiência Múltipla Sensorial - da Ms. Laura Lebre Monteiro Anccilotto, graduada em Pedagogia - Habilitação em Deficiência Visual pela Universidade de São Paulo; pós-graduada em Formação de Educadores de Pessoas com Deficiência pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Surdocegueira pela Perkins School for the Blind. Sendo que a mestre Laura, possui vasta experiência com o atendimento a alunos com múltiplas deficiências e ainda na educação de forma geral com ênfase em tópicos específicos da educação especial.

- Surdocegueira adquirida: formas de comunicação - da Dra. Rita de Cássia Silveira Cambruzi, ex funcionária da FCEE , graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Educação Especial, com foco de estudo na “Educação do Indivíduo Especial” pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Com experiência na área de educação, ênfase na Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: surdocegueira, metodologia, educação especial, comunicação e família.

- O relato de um paimomento este em que o pai de um sujeito surdocego dividiu com os participantes do seminário a luta para compreender a deficiência de seu filho adotivo. E ainda a trajetória de sua família na educação de seu filho.

- O atendimento educacional especializado – AEE/Surdocegueira realizado no CAS/FCEEfala realizada pelos professores do CAS/FCCE, Valdeci Lisboa e Dariane Régis dividindo com todos como são os atendimentos realizados no centro e exemplificando situações de ensino e aprendizagem.

E para encerrar nossas reflexões, o convidado especial Alexandro Anton discorreu sobre a sua trajetória educacional como cidadão surdocego.

Ainda na abertura do evento tivemos também o lançamento de DOIS LIVROS DA Dra. Rita de Cássia Silveira Cambruzi EM PARCERIA COM Dra. Maria da Piedade Resende da Costa, SENDO ELES:
- Surdocegueira por Síndrome de Usher: recursos pedagógicos acessíveis
- Surdocegueira: níveis e formas de comunicação.

Também tivemos alguns intervalos culturais com apresentações de poesia em língua de sinais do professor surdos Marcos Alexandre Marquioto, e para fechar os dois dias de encontro, tivemos a canção “Tocando em Frente”, interpretada PELA pedagoga da FCEE e musicista Juliana Buratto, COM TRADUÇÃO EM VÍDEO DOS ALUNOS DO CAS.

Abaixo podemos ver algumas fotos do evento.


Texto de Vanessa Paula Rizzotto – Intérprete de Libras

Agradecimento especial a todos os funcionários do CAS envolvidos na organização do Seminário:
- Patrícia Amaral, Marli Simiano de Souza e Cilene Couto Becker – responsáveis pela decoração e organização do espaço;
- Graziela Cristofolini da Rosa – cerimonialista;
- Valdeci Lisboa e Dariane Régis – palestrantes;
- Marcos Alexandre Marquioto, Dariane Régis, Cilene Couto Becker e Valdelúcio Fernandes Marques – guias-intérpretes (Libras-tátil);
- Manfred Schaberle da Silva e Vanessa Paula Rizzotto – intérpretes de Libras
- Paula Cecília Novaes e Juliana Sousa Pereira Guimarães – intérpretes de Libras que colaboraram voluntariamente no evento. 





 






 




   











2 comentários:

  1. Sou mãe de uma princesa surda,e fazemos parte dessa familia que nos recebeu com todo amor e carinho,e vem nos apresentando esse mundo dos surdos, da linguagem de sinais libras de uma forma fantástica, de uma competência extraordinária. Amo tudo isso.
    Parabéns pessoal👏👏👏😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Eliatriz,
    que maravilhosa essa nossa oportunidade de troca de experiências e aprendizados.
    Somos apaixonados pela Edriely! E ela é muito esperta e inteligente e só tem a evoluir.

    Ficamos muito felizes com seu relato.

    ResponderExcluir