quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A MÁGICA DOS PRIMEIROS SINAIS EM LIBRAS

QUANDO A CRIANÇA COMEÇAR A (RE)PRODUZIR SINAIS DA LIBRAS

O atendimento educacional especializado – AEE Libras / Educação Infantil do CAS/FCEE atende crianças a partir dos dois anos e é baseado na brincadeira e na interação da criança com os professores, tudo na sua língua, a Língua Brasileira de Sinais. Com objetivo principal de proporcionar contato com a Libras e assim desenvolver, ou fazer com que a criança adquira sua língua e complete o processo de aquisição da linguagem.

As atividades são as mais variadas, e envolvem brincadeiras na área externa do CAS (com passeios, caminhadas, exploração do ambiente, entre outros) e também brincadeiras em sala (com jogos, brinquedos, fichas com sinais e imagens, e várias outras estratégias).

Contudo, na maioria dos casos atendidos as crianças chegam até nós sem nenhuma base da língua de sinais, visto que as crianças atendidas vem de famílias ouvintes e não usuárias da Libras. Dessa forma o contato inicial com a língua de sinais, pode muitas vezes assustar a criança, levando algumas semanas, ou até meses para sua adaptação. Mas aos poucos as crianças começam a perceber que “aquilo que os adultos, e até outras crianças, estão fazendo com as mãos é: falar!”

Aos poucos a concentração vai ficando mais aguçada, as crianças se acalmam e começam a focar o olhar nas falas em língua de sinais. Aprendendo inicialmente (e intuitivamente, isso quer dizer, sem que o professor tenha que explicar como se faz) a entender a troca de turno entre os falantes.

Logo depois começa a magia! Que é quando a criança inicia com as suas primeiras tentativas de realizar um sinal (em outro artigo falaremos sobre o balbucio na língua de sinais). E inicia assim produções similares à dos adultos (ou outras crianças maiores), com configurações de mãos que lhes parecem corretas, mas sim, já produzindo seus primeiros sinais.

Nas fotos abaixo, temos dois registros, que conseguimos fotografas, de quando a aluna em questão, com dois anos faz a tentativa de produzir dois sinais (podemos arriscar dizendo que são seus primeiros sinais produzidos!). O relato dos professores é de que o primeiro sinal que a aluna reproduziu foi de “CASA”. Vejam nas fotos a aluna de casaco cor-de-rosa observando o sinal produzido por sua colega e também pelo professor, e depois ela mesma fazendo suas tentativas.

No segundo grupo de fotografias, temos a aluna observando a professora produzindo o sinal da cor “VERDE” e logo depois, com a ajuda da professora ela também produz o mesmo sinal.

Segundo relatos da mãe, a criança já havia, em casa, feito tentativas de reprodução do sinal de “OI” (sinal correto, produzido com a configuração de mão em “O +I”, ao mesmo tempo, com movimentos circulares no espaço neutro, em frente ao corpo), contudo ela utiliza outra configuração de mão (configuração de mão em “D”), mas com o movimento correto, e principalmente nas situações corretas – em contextos de cumprimento.

Por fim, lembramos que esse maravilhoso processo é natural para as crianças que começam a ter contato com a língua de sinais. Não sendo um processo forçado e a partir de, começam a compreender vocabulários e falas, justificando o porquê da língua de sinais ser a primeira língua dos sujeitos surdos.

Texto de Vanessa Paula Rizzotto

Atividade realizada pelos professores: Marcos Alexandre Marquioto e Cilene Couto Becker 


PRODUÇÃO DO SINAL DE "CASA"

Aluna observando sua colega produzir o sinal de "CASA".

Observando o professor e fazendo a primeira tentativa.

Aluna conferindo o sinal produzido. 


PRODUÇÃO DO SINAL DA COR "VERDE" 


Aluna observando a professora produzir o sinal da cor "VERDE". 

Primeira tentativa de um novo sinal. 


Ajuda da professora para realização da configuração de mão correta. 


Conferencia do sinal produzido por ela mesma! 



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