QUANDO A CRIANÇA
COMEÇAR A (RE)PRODUZIR SINAIS DA LIBRAS
O
atendimento educacional especializado – AEE Libras / Educação
Infantil do CAS/FCEE atende crianças a partir dos dois anos e é
baseado na brincadeira e na interação da criança com os
professores, tudo na sua língua, a Língua Brasileira de Sinais. Com
objetivo principal de proporcionar contato com a Libras e assim
desenvolver, ou fazer com que a criança adquira sua língua e
complete o processo de aquisição da linguagem.
As
atividades são as mais variadas, e envolvem brincadeiras na área
externa do CAS (com passeios, caminhadas, exploração do ambiente,
entre outros) e também brincadeiras em sala (com jogos, brinquedos,
fichas com sinais e imagens, e várias outras estratégias).
Contudo,
na maioria dos casos atendidos as crianças chegam até nós sem
nenhuma base da língua de sinais, visto que as crianças atendidas
vem de famílias ouvintes e não usuárias da Libras. Dessa forma o
contato inicial com a língua de sinais, pode muitas vezes assustar a
criança, levando algumas semanas, ou até meses para sua adaptação.
Mas aos poucos as crianças começam a perceber que “aquilo que os
adultos, e até outras crianças, estão fazendo com as mãos é:
falar!”
Aos
poucos a concentração vai ficando mais aguçada, as crianças se
acalmam e começam a focar o olhar nas falas em língua de sinais.
Aprendendo inicialmente (e intuitivamente, isso quer dizer, sem que o
professor tenha que explicar como se faz) a entender a troca de turno
entre os falantes.
Logo
depois começa a magia! Que é quando a criança inicia com as suas
primeiras tentativas de realizar um sinal (em outro artigo falaremos
sobre o balbucio na língua de sinais). E inicia assim produções
similares à dos adultos (ou outras crianças maiores), com
configurações de mãos que lhes parecem corretas, mas sim, já
produzindo seus primeiros sinais.
Nas
fotos abaixo, temos dois registros, que conseguimos fotografas, de
quando a aluna em questão, com dois anos faz a tentativa de produzir
dois sinais (podemos arriscar dizendo que são seus primeiros sinais
produzidos!). O relato dos professores é de que o primeiro sinal que
a aluna reproduziu foi de “CASA”. Vejam nas fotos a aluna de
casaco cor-de-rosa observando o sinal produzido por sua colega e
também pelo professor, e depois ela mesma fazendo suas tentativas.
No
segundo grupo de fotografias, temos a aluna observando a professora
produzindo o sinal da cor “VERDE” e logo depois, com a ajuda da
professora ela também produz o mesmo sinal.
Segundo
relatos da mãe, a criança já havia, em casa, feito tentativas de
reprodução do sinal de “OI” (sinal correto, produzido com a
configuração de mão em “O +I”, ao mesmo tempo, com movimentos
circulares no espaço neutro, em frente ao corpo), contudo ela
utiliza outra configuração de mão (configuração de mão em “D”),
mas com o movimento correto, e principalmente nas situações
corretas – em contextos de cumprimento.
Por
fim, lembramos que esse maravilhoso processo é natural para as
crianças que começam a ter contato com a língua de sinais. Não
sendo um processo forçado e a partir de, começam a compreender
vocabulários e falas, justificando o porquê da língua de sinais
ser a primeira língua dos sujeitos surdos.
Texto
de Vanessa Paula Rizzotto
Atividade
realizada pelos professores: Marcos Alexandre Marquioto e Cilene
Couto Becker
PRODUÇÃO DO SINAL DE "CASA"
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Aluna observando sua colega produzir o sinal de "CASA". |
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Observando o professor e fazendo a primeira tentativa. |
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Aluna conferindo o sinal produzido. |
PRODUÇÃO DO SINAL DA COR "VERDE"
Aluna observando a professora produzir o sinal da cor "VERDE". |
Primeira tentativa de um novo sinal. |
Ajuda da professora para realização da configuração de mão correta. |
Conferencia do sinal produzido por ela mesma! |
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