ATIVIDADE EM
CONJUNTO: AEE PORTUGUÊS + AEE LIBRAS
Segundo
Paula Nadal (2010), em seu texto para o site Nova Escola:
Ensinar
uma língua escrita para quem desconhece a oralidade é um desafio
para todos os professores com alunos surdos em suas turmas. As
principais dificuldades não decorrem da surdez em si, mas da falta
de conhecimento da Língua Portuguesa falada. Hoje, boa parte desses
estudantes comunica-se com a Língua Brasileira de Sinais (Libras),
uma língua visual-espacial, que possui estrutura própria.
Pensando
nessa afirmação e focando no objetivo principal do AEE Português,
que é o de ensinar a língua portuguesa escrita, em uma aula
interdisciplinar os professores do AEE Português e do AEE Libras
juntaram as turmas para trabalhar/ensinar um conteúdo considerado
por muitos alunos “difícil”: os verbos!
A
aula iniciou com os professores explicando as classes de palavras.
Deste modo, explanaram brevemente sobre: substantivos, adjetivos e
verbos. E de forma simples e com vários exemplos o foco principal
foi no ensino e exercício de alguns “verbos”.
Sobretudo,
tendo em vista que uma boa produção comunicativa depende muitas
vezes do uso dos verbos a aula aconteceu de maneira natural. Sendo
que em todos os momentos os professores questionavam os próprios
alunos a citarem exemplos. E partindo de palavras que eles já
conheciam (podendo ou não ser verbos) eles vinham na sequência,
para complementar a palavra. Como por exemplo, um aluno citava a
palavra “ÁRVORE”, e na sequência todos pensavam quais verbos se
relacionava a este termo. Logo foram citados vários verbos como:
“PLANTAR, CORTAR, REGAR, CRESCER, ...”. Ou ainda quando outro
aluno citou a palavra “LIVRO”, e os verbos citados foram:
“ESCREVER, LER, COMPRAR, ...”
Na
aula em questão, foram trabalhados assuntos como:
-
formas verbais da língua portuguesa;
- tipos de verbos da
língua de sinais;
- características
dos verbos;
-
identificação dos verbos no português escrito;
- alguns exemplos de
frases (tanto no português quanto na Libras) com verbos;
- e outros assuntos
pertinentes.
Como
Nadal (2010) reforça “o
maior desafio para o aluno surdo é que ele compreenda a língua como
prática social.”.
Dessa forma, e para que isso ocorresse, os professores utilizaram
muitos exemplos e até mesmo sinônimos para tornar as explicações
compreensíveis a todos os alunos. Visto que a turma, neste dia, era
mista, tanto quando pensamos na questão da faixa etária, quanto no
nível de aquisição linguística.
Mas
respeitando o tempo de cada um dos alunos, a aula transcorreu com a
participação ativa daqueles alunos que sabia “um pouco mais” do
conteúdo, ajudando os demais colegas.
REFERÊNCIAS
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Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pelos professores Marcos Alexandre Marquioto e Marta de Melo Vanderlei Locks
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