terça-feira, 6 de novembro de 2018

UMA AULA SOBRE VERBOS

ATIVIDADE EM CONJUNTO: AEE PORTUGUÊS + AEE LIBRAS

Segundo Paula Nadal (2010), em seu texto para o site Nova Escola:

Ensinar uma língua escrita para quem desconhece a oralidade é um desafio para todos os professores com alunos surdos em suas turmas. As principais dificuldades não decorrem da surdez em si, mas da falta de conhecimento da Língua Portuguesa falada. Hoje, boa parte desses estudantes comunica-se com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua visual-espacial, que possui estrutura própria.

Pensando nessa afirmação e focando no objetivo principal do AEE Português, que é o de ensinar a língua portuguesa escrita, em uma aula interdisciplinar os professores do AEE Português e do AEE Libras juntaram as turmas para trabalhar/ensinar um conteúdo considerado por muitos alunos “difícil”: os verbos!

A aula iniciou com os professores explicando as classes de palavras. Deste modo, explanaram brevemente sobre: substantivos, adjetivos e verbos. E de forma simples e com vários exemplos o foco principal foi no ensino e exercício de alguns “verbos”.

Sobretudo, tendo em vista que uma boa produção comunicativa depende muitas vezes do uso dos verbos a aula aconteceu de maneira natural. Sendo que em todos os momentos os professores questionavam os próprios alunos a citarem exemplos. E partindo de palavras que eles já conheciam (podendo ou não ser verbos) eles vinham na sequência, para complementar a palavra. Como por exemplo, um aluno citava a palavra “ÁRVORE”, e na sequência todos pensavam quais verbos se relacionava a este termo. Logo foram citados vários verbos como: “PLANTAR, CORTAR, REGAR, CRESCER, ...”. Ou ainda quando outro aluno citou a palavra “LIVRO”, e os verbos citados foram: “ESCREVER, LER, COMPRAR, ...”

Na aula em questão, foram trabalhados assuntos como:

- formas verbais da língua portuguesa;
- tipos de verbos da língua de sinais;
- características dos verbos;
- identificação dos verbos no português escrito;
- alguns exemplos de frases (tanto no português quanto na Libras) com verbos;
- e outros assuntos pertinentes.

Como Nadal (2010) reforça “o maior desafio para o aluno surdo é que ele compreenda a língua como prática social.”. Dessa forma, e para que isso ocorresse, os professores utilizaram muitos exemplos e até mesmo sinônimos para tornar as explicações compreensíveis a todos os alunos. Visto que a turma, neste dia, era mista, tanto quando pensamos na questão da faixa etária, quanto no nível de aquisição linguística.

Mas respeitando o tempo de cada um dos alunos, a aula transcorreu com a participação ativa daqueles alunos que sabia “um pouco mais” do conteúdo, ajudando os demais colegas.

REFERÊNCIAS

NADAL, Paula. O desafio de ensinar Língua Portuguesa a alunos surdos. 2010. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/1533/o-desafio-de-ensinar-lingua-portuguesa-a-alunos-surdos >, acesso em 06 de novembro de 2018.


____________________________________________



Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 
Atividade realizada pelos professores Marcos Alexandre Marquioto e Marta de Melo Vanderlei Locks 














Nenhum comentário:

Postar um comentário