Ouvintes
estão acostumados a ter na sua grade curricular permanente, do
ensino fundamental ao ensino médio, o estudo da gramática da língua
portuguesa. Afinal todos sabemos o quanto é importante saber das
regras de uma língua para o seu uso correto.
O
mesmo deveria ocorrer com a Língua Brasileira de Sinais, que é
configurada como língua por possuir um conjunto de regras e signos
abstratos, condicionados à fala (não restrita somente a oralização)
ou aos sinais, essencial às práticas sociais de uma comunidade
linguística. Pensando nisso nosso professor Marcos Alexandre
Marquioto preparou um plano de aula voltado ao ensino da gramática
da Libras aos alunos que frequentam o AEE Libras do CAS/FCEE.
Vale
ainda relembrar que a língua de sinais é uma língua espacial
visual e existem muitas formas criativas de explorá-la, mas com
elementos gramaticais claros, como é o caso dos 5 parâmetros da
Libras: a) Configurações de mão; b) Movimentos; c) Ponto de
articulação; d) Orientação e direcionalidade, e; e) Expressões
faciais e corporais; além de outros tópicos gramaticais como: uso
de classificadores, que são recursos discursivos que tal língua
oferece para serem explorados durante o desenvolvimento da criança
surda e que devem ser explorados para um processo de alfabetização
com êxito. (QUADROS, 2007).
_____________________________________________________________
PLANO DE AULA
PLANO DE AULA
PROFESSOR:
Marcos Alexandre Marquioto
TURMA:
AEE LIBRAS (alunos que estão matriculados no ensino fundamental e
médio)
TEMA:
Gramática da Língua Brasileira de Sinais
OBJETIVO
GERAL:
-
Demonstrar e explicar as principais regras gramaticais da Libras.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Apresentar a língua de sinais como língua e por isso ser um
conjunto de regras;
-
Explicar os 5 parâmetros da Língua Brasileira de Sinais: a)
Configurações de mão; b) Movimentos; c) Ponto de articulação; d)
Orientação e direcionalidade, e; e) Expressões faciais e corporais
-
Expor cada um dos parâmetros individualmente exemplificando cada um
deles; e
-
Identificar sinais que modificam apenas um parâmetro da língua de
sinais, e por isso ganham outro significado.
CONTEÚDOS
TRABALHADOS:
-
Gramática da Libras:
-
Configurações de mão
-
Movimentos
-
Ponto de articulação
-
Orientação e direcionalidade
-
Expressões faciais e corporais
DURAÇÃO:
O
presente plano terá duração de aproximadamente uma semana de aula,
sendo o equivalente a dois encontros semanais com 1 hora e 45 minutos
de duração cada encontro.
METODOLOGIA:
As
aulas serão expositivas e explicativas, mas sempre muito dinâmicas
contando com a participação e o envolvimento dos alunos. O
questionamento do professor aos alunos será recorrente e assim ira
requer atenção dos estudantes e indagação dos mesmos quando o
assunto tratado não for compreendido.
Num
primeiro momento o professor falará aspectos da língua de forma
geral já abordando sobre as regras gramaticais existentes.
Após,
o professor falará especificamente sobre os 5 parâmetros. Neste
momento o professor dará vários exemplos de cada um dos parâmetros,
demonstrando cada um deles na prática. Tudo isso com sinais que os
próprios alunos já conhecem e usam, provando assim a importância
do esclarecimento gramatical da língua, e dando a ela o seu status
merecido, e muitas vezes desconhecido pelos alunos.
A
aula seguirá com conversas a respeito do assunto, e esclarecimento
de possíveis dúvidas.
As
atividades serão a partir de questionamentos do professor, a
respeito do assunto trabalhado.
MATERIAIS
UTILIZADOS:
-
Quadro branco e canetão (pincel atômico).
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será realizada de forma processual e dinâmica através
das atividades realizadas e observando sempre a produção em língua
de sinais dos alunos e priorizando a compreensão do assunto
trabalhado e exposto neste plano de aula. A participação e o
envolvimento dos alunos é parte da avaliação, principalmente
quando demonstram interesse na sua língua materna.
______________________________________________________________
Veja
a seguir fotos da aula descrita no plano acima:
Texto
de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividade
realizada pelo professor Marcos Alexandre Marquioto
Nenhum comentário:
Postar um comentário