terça-feira, 9 de abril de 2019

AEE LIBRAS – O ENSINO DA GRAMÁTICA DA LIBRAS COM PLANO DE AULA




Ouvintes estão acostumados a ter na sua grade curricular permanente, do ensino fundamental ao ensino médio, o estudo da gramática da língua portuguesa. Afinal todos sabemos o quanto é importante saber das regras de uma língua para o seu uso correto.

O mesmo deveria ocorrer com a Língua Brasileira de Sinais, que é configurada como língua por possuir um conjunto de regras e signos abstratos, condicionados à fala (não restrita somente a oralização) ou aos sinais, essencial às práticas sociais de uma comunidade linguística. Pensando nisso nosso professor Marcos Alexandre Marquioto preparou um plano de aula voltado ao ensino da gramática da Libras aos alunos que frequentam o AEE Libras do CAS/FCEE.

Vale ainda relembrar que a língua de sinais é uma língua espacial visual e existem muitas formas criativas de explorá-la, mas com elementos gramaticais claros, como é o caso dos 5 parâmetros da Libras: a) Configurações de mão; b) Movimentos; c) Ponto de articulação; d) Orientação e direcionalidade, e; e) Expressões faciais e corporais; além de outros tópicos gramaticais como: uso de classificadores, que são recursos discursivos que tal língua oferece para serem explorados durante o desenvolvimento da criança surda e que devem ser explorados para um processo de alfabetização com êxito. (QUADROS, 2007).

_____________________________________________________________


PLANO DE AULA

PROFESSOR: Marcos Alexandre Marquioto

TURMA: AEE LIBRAS (alunos que estão matriculados no ensino fundamental e médio)

TEMA: Gramática da Língua Brasileira de Sinais

OBJETIVO GERAL:

- Demonstrar e explicar as principais regras gramaticais da Libras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Apresentar a língua de sinais como língua e por isso ser um conjunto de regras;
- Explicar os 5 parâmetros da Língua Brasileira de Sinais: a) Configurações de mão; b) Movimentos; c) Ponto de articulação; d) Orientação e direcionalidade, e; e) Expressões faciais e corporais
- Expor cada um dos parâmetros individualmente exemplificando cada um deles; e
- Identificar sinais que modificam apenas um parâmetro da língua de sinais, e por isso ganham outro significado.

CONTEÚDOS TRABALHADOS:

- Gramática da Libras:
- Configurações de mão
- Movimentos
- Ponto de articulação
- Orientação e direcionalidade
- Expressões faciais e corporais

DURAÇÃO:

O presente plano terá duração de aproximadamente uma semana de aula, sendo o equivalente a dois encontros semanais com 1 hora e 45 minutos de duração cada encontro.

METODOLOGIA:

As aulas serão expositivas e explicativas, mas sempre muito dinâmicas contando com a participação e o envolvimento dos alunos. O questionamento do professor aos alunos será recorrente e assim ira requer atenção dos estudantes e indagação dos mesmos quando o assunto tratado não for compreendido.
Num primeiro momento o professor falará aspectos da língua de forma geral já abordando sobre as regras gramaticais existentes.
Após, o professor falará especificamente sobre os 5 parâmetros. Neste momento o professor dará vários exemplos de cada um dos parâmetros, demonstrando cada um deles na prática. Tudo isso com sinais que os próprios alunos já conhecem e usam, provando assim a importância do esclarecimento gramatical da língua, e dando a ela o seu status merecido, e muitas vezes desconhecido pelos alunos.
A aula seguirá com conversas a respeito do assunto, e esclarecimento de possíveis dúvidas.
As atividades serão a partir de questionamentos do professor, a respeito do assunto trabalhado.


MATERIAIS UTILIZADOS:
- Quadro branco e canetão (pincel atômico).

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma processual e dinâmica através das atividades realizadas e observando sempre a produção em língua de sinais dos alunos e priorizando a compreensão do assunto trabalhado e exposto neste plano de aula. A participação e o envolvimento dos alunos é parte da avaliação, principalmente quando demonstram interesse na sua língua materna.

______________________________________________________________

Veja a seguir fotos da aula descrita no plano acima:


















Texto de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividade realizada pelo professor Marcos Alexandre Marquioto



Nenhum comentário:

Postar um comentário