quarta-feira, 3 de abril de 2019

ATRASO NA FALA PODE SER SINTOMA DE PERDA AUDITIVA



Que pai não se enche de alegria ao ouvir aquele “mamá” ou “papá”? É a partir das primeiras palavras que o desenvolvimento da fala ganha amplitude. Mais emissões vão surgindo, suas combinações ficam cada vez mais frequentes e novos sons continuam aparecendo até que, lá pelos 2 anos, as pequenas frases são produzidas. Mas e quando isso não ocorre?
DESENVOLVIMENTO NORMAL
Quando analisamos a fala e a linguagem, como outros aspectos do desenvolvimento da criança, a variabilidade no tempo e no desenvolvimento é muito grande. Entretanto, não podemos resumir o tema num conceito como “tem que estar falando aos X anos”, pois a coisa é bem mais complexa.


FALA X LINGUAGEM
Fala e linguagem são coisas diferentes. Fala é o ato de se expressar através das palavras produzidas pela articulação dos lábios, da língua, e das demais estruturas da garganta, além do papel da vibração das cordas vocais. Já a linguagem tem um conceito bem mais amplo e inclui todas as formas de se expressar e de captar as informações que tenham sentido comunicativo. Assim, para uma boa linguagem, além de falar adequadamente é importante ouvir bem.
O desenvolvimento da fala nos primeiros anos de vida de uma criança pode ser afetado por problemas de perda de audição não diagnosticados. Por isso, é muito importante que os pais fiquem atentos aos sinais de atraso na linguagem oral, nos primeiros dois anos de vida, para evitar que a criança tenha prejuízos no seu desenvolvimento que podem acarretar em problemas por toda a vida. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que aproximadamente 32 milhões de crianças, no mundo inteiro, têm algum tipo de deficiência auditiva, sendo que 40% dos casos ocorrem devido a problemas genéticos e 31% por causa de infecções, como sarampo, rubéola e meningite.
Muitos pais só buscam tratamento para o problema de audição dos filhos quando outros sintomas começam a surgir, apesar de o atraso na fala e a falta de diálogo serem os sinais mais evidentes.
SINAIS DE ALERTA
Em qualquer idade:
  • Crianças que não reagem aos sons ou que não balbuciam ou produzem sons com a voz.
Entre 1 e 2 anos de idade:
  • Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais;
  • Não tentar imitar sons ou palavras;
  • Preferir gestos do que a voz para se comunicar.
Após os 2 anos:
  • Não produzir palavras ou frases espontaneamente;
  • Repetir palavras sem sentido para a comunicação;
  • Tom de voz anormal ou anasalado;
  • Dificuldade de compreender o que a criança diz na maior parte das vezes em que fala.

Procure sempre um Profissional – Fonoaudiólogo, que tenha experiência e que conheça profundamente o desenvolvimento infantil. 

O diagnóstico de transtornos na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem é de competência do Fonoaudiólogo. O médico pode dar o diagnóstico médico, mas na área da fala e da linguagem, deve haver também o diagnóstico fonoaudiológico.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/atraso-no-desenvolvimento-da-fala-quando-se-preocupar/

http://www.gaz.com.br/conteudos/blog_meu_bebe/2018/05/22/120567-atraso_na_fala_pode_ser_sintoma_de_perda_auditiva.html.php

https://escolasdobem.com.br/perda-de-audicao/

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Texto escrito por Luana Zimpeck de Rezende 

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