terça-feira, 28 de agosto de 2018

ESCRITA ALFABÉTICA NA PALMA DA MÃO

ENSINANDO ALUNO SURDOCEGO: POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO

Ensinar aos alunos surdocegos todas as possibilidades de comunicação, é uma das funções que o AEE Libras Surdocegueira – CAS/FCEE assume. Pois acredita-se que o sujeito irá aos poucos identificar e descobrir qual é o método ao qual mais se encaixa. E assim, naturalmente irá tomar as decisões da sua vida.

No vídeo abaixo temos a professora Dariane Regis ensinando ao aluno o método da “Escrita Alfabética na Palma da Mão”.

Conforme Cader-Nascimento e Costa (2010, p. 64) nos explicam, a escrita alfabética na palma da mão consiste no registro das letras em caixa alta (letras maiúsculas) do alfabeto (já de conhecimento da criança) na palma da mão da pessoa surdocega. O mediador deve apoiar a mão do surdocego e, em seguida, com o dedo indicador, realizar os movimentos necessários à identificação das letras, ou ainda, se mais avançado, da palavra.

Abaixo também apresentamos uma imagem com os movimentos corretos na representação de cada uma das letras feitas na palma da mão do sujeito.

Outra observação importante é que, neste caso, o aluno já conhecia o alfabeto datilológico, e dessa forma conseguia se expressar quando do entendimento da letra escrita na palma da mão.




Movimentos que devem ser realizados na palma da mãos do surdocego
para que ele aprenda a 'escrita alfabética na palma da mão"! 




Texto de Vanessa Paula Rizzotto.
Atividade realizada pela professora Dariane Regis.



REFERÊNCIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário