quinta-feira, 23 de agosto de 2018

PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LIBRAS

ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS

Uma das atividades que os professores do AEE Libras do CAS / FCEE fazem em inúmeros momentos com nossos alunos é estimular a criatividades destes na produção textual em língua de sinais. Obviamente a produção dos textos passa por um pequeno processo com alguns passos a serem seguidos e que, vez ou outra, modificam-se conforme orientação dos professores.

Nesta atividade aqui exemplificada através das fotos, o professor criou a sua história para os alunos, com tema principal “O Circo”. Ele então iniciou sua produção modelo desenhando no quadro os personagens e os ambientes da sua história. E dessa forma foi criando, elaborando e exemplificando todo o contexto da sua narrativa.

Vale ressaltar que na sua estratégia de ensino, ele provocou a leitura dos alunos através do desenho. Estimulando assim a criatividade dos mesmos.

Como nos expõe Antunes sobre a importância da leitura para produção textuais "É entendido que a leitura é um fator necessário para a condição criativa da criança, assim é preciso o professor promover estratégias para estimular a leitura dos seus alunos, por meio de elaboração de projetos que possibilitem aprendizagens significativas". (2012, p. 59).

Outro ponto importante a ser ressaltado é que a leitura não exercita somente através do texto escrito, mas também aprendemos quando lemos imagens, fotografias, escultura e a própria língua de sinais.

Seguindo na atividade, após a exemplificação do professor, cada um dos alunos iniciou a sua própria produção textual, e como podemos ver nas fotos abaixo, todos iniciaram, como o professor, desenhando os personagens e os ambientes das suas histórias. Após o término do desenho, cada um na sua vez, foi até a frente da sala para contar a sua narrativa em língua de sinais para o professor e os colegas.




Texto e fotos de Vanessa Paula Rizzotto. 
Atividade Realizada pelo professor Marcos Alexandre Marquioto.

REFERÊNCIAS


ANTUNES, Celso. Projetos e práticas pedagógicas na Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 


















2 comentários:

  1. A produção de texto deve ser estimulada a partir da língua que a criança domina, para só depois ser escrita. Não devemos esquecer que a criança surda, deve aprender o português como segunda língua, na forma escrita, para isso precisa de tempo para contextualizar e só depois aprender a expressar no papel o que já domina em sua língua materna.

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    1. Obrigada pela sua contribuição professora Marta!
      É realmente muito importante que ele primeiramente saiba/aprenda a se expressar na sua L1 e somente depois passe isso para a L2 (português escrito)!

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