ESTIMULANDO
A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS
Uma
das atividades que os professores do AEE Libras do CAS / FCEE fazem
em inúmeros momentos com nossos alunos é estimular a criatividades
destes na produção textual em língua de sinais. Obviamente a
produção dos textos passa por um pequeno processo com alguns passos
a serem seguidos e que, vez ou outra, modificam-se conforme
orientação dos professores.
Nesta
atividade aqui exemplificada através das fotos, o professor criou a
sua história para os alunos, com tema principal “O Circo”. Ele
então iniciou sua produção modelo desenhando no quadro os
personagens e os ambientes da sua história. E dessa forma foi
criando, elaborando e exemplificando todo o contexto da sua
narrativa.
Vale
ressaltar que na sua estratégia de ensino, ele provocou a leitura
dos alunos através do desenho. Estimulando assim a criatividade dos
mesmos.
Como
nos expõe Antunes sobre a importância da leitura para produção
textuais "É entendido que a leitura é um fator
necessário para a condição criativa da criança, assim é preciso
o professor promover estratégias para estimular a leitura dos seus
alunos, por meio de elaboração de projetos que possibilitem
aprendizagens significativas". (2012, p. 59).
Outro
ponto importante a ser ressaltado é que a leitura não exercita
somente através do texto escrito, mas também aprendemos quando
lemos imagens, fotografias, escultura e a própria língua de sinais.
Seguindo
na atividade, após a exemplificação do professor, cada um dos
alunos iniciou a sua própria produção textual, e como podemos ver
nas fotos abaixo, todos iniciaram, como o professor, desenhando os
personagens e os ambientes das suas histórias. Após o término do
desenho, cada um na sua vez, foi até a frente da sala para contar a
sua narrativa em língua de sinais para o professor e os colegas.
Texto e fotos de Vanessa Paula Rizzotto.
Atividade Realizada pelo professor Marcos Alexandre Marquioto.
Atividade Realizada pelo professor Marcos Alexandre Marquioto.
REFERÊNCIAS
ANTUNES,
Celso. Projetos e práticas pedagógicas na Educação Infantil.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
A produção de texto deve ser estimulada a partir da língua que a criança domina, para só depois ser escrita. Não devemos esquecer que a criança surda, deve aprender o português como segunda língua, na forma escrita, para isso precisa de tempo para contextualizar e só depois aprender a expressar no papel o que já domina em sua língua materna.
ResponderExcluirObrigada pela sua contribuição professora Marta!
ExcluirÉ realmente muito importante que ele primeiramente saiba/aprenda a se expressar na sua L1 e somente depois passe isso para a L2 (português escrito)!