quarta-feira, 29 de agosto de 2018

LÍNGUA, LINGUAGEM E MOVIMENTO

APRENDER COM JOGOS LÚDICOS

Juntando língua, linguagem, expressão facial e corporal e todo o conhecimento prévio dos alunos os professores do AEE Libras e AEE Português do CAS/FCEE juntaram os alunos para um momento de aprendizado lúdico. Neste encontro de aprendizagem através do lúdico os professores utilizaram um jogo chamado “Linguagem e Movimento”.

Como podemos ver nas imagens abaixo, a turma, de alunos e professores, teve um momento de muita brincadeira e aprendizado, em que os professores associaram a produção em língua de sinais, com o aprendizado da língua portuguesa escrita. Lembrando sempre que a língua de sinais é a língua materna dos surdos, e por isso estimular produções nesta língua, enriquece o vocabulário dos sujeitos, reforça sua identidade e valoriza sua língua criando a eles novos olhares de mundo.

O jogo utilizado na atividade é um jogo de tabuleiro e contêm “cartas”, sendo que cada carta contém 4 “box” de informações (como podemos ver na imagem 2). No primeiro box de cada carta há o nome de um verbo, no segundo box o nome de um substantivo e no terceiro um adjetivo. No quarto e último box, há a orientação de quantas casas do tabuleiro o jogador pode avançar.

Na brincadeira a criança selecionada para iniciar escolhe uma carta e deve através da língua de sinais, ou até mesmo de expressões faciais e corporais, expressar cada uma das palavras. O educando inicia com a demonstração do verbo, mas não é permitido fazer o sinal da palavra em sí! Se um ou mais dos colegas descobrirem qual é o verbo e souber escrevê-lo, ele/eles ganham um ponto (reserva). Antes da brincadeira continuar e a criança que está com a carta expressar a palavra do segundo box, o substantivo, os professores ensinam a todos a forma escrita do verbo que foi descoberto antes. E assim acontece com todas as palavras daquela carta. Ganha a possibilidade de avançar no tabuleiro quem descobriu e sabia escrever mais palavras. E assim consegue avançar no tabuleiro quantas casas está indicado na carta. A brincadeira começa novamente com outra criança escolhendo nova carta e fazendo todo o processo novamente. Ganha o jogo quem chega ao final do tabuleiro.

Momentos como este são de grande importância para as crianças que frequentam o AEE do CAS/FCEE, pois não focamos no aprendizado acadêmico (do currículo escolar), e sim no aprendizado geral da língua como L1 e L2, por isso juntamos Libras e Português.

Vale lembrar ainda que este jogo foi adquirido pronto, mas é possível que professores que trabalham com alunos surdos elaborem o mesmo jogo com materiais disponíveis, e assim criem um jogo possibilita muito aprendizado e interação.



Texto de Vanessa Paula Rizzotto.

Atividade realizada pelos professores Marcos Alexandre Marquioto e Marta Mello Vanderlei Locks















Nenhum comentário:

Postar um comentário