APRENDER COM JOGOS
LÚDICOS
Juntando língua,
linguagem, expressão facial e corporal e todo o conhecimento prévio
dos alunos os professores do AEE Libras e AEE Português do CAS/FCEE
juntaram os alunos para um momento de aprendizado lúdico. Neste
encontro de aprendizagem através do lúdico os professores
utilizaram um jogo chamado “Linguagem e Movimento”.
Como podemos ver nas
imagens abaixo, a turma, de alunos e professores, teve um momento de
muita brincadeira e aprendizado, em que os professores associaram a
produção em língua de sinais, com o aprendizado da língua
portuguesa escrita. Lembrando sempre que a língua de sinais é a
língua materna dos surdos, e por isso estimular produções nesta
língua, enriquece o vocabulário dos sujeitos, reforça sua
identidade e valoriza sua língua criando a eles novos olhares de
mundo.
O jogo utilizado na
atividade é um jogo de tabuleiro e contêm “cartas”, sendo que
cada carta contém 4 “box” de informações (como podemos ver na
imagem 2). No primeiro box de cada carta há o nome de um verbo, no
segundo box o nome de um substantivo e no terceiro um adjetivo. No
quarto e último box, há a orientação de quantas casas do
tabuleiro o jogador pode avançar.
Na brincadeira a
criança selecionada para iniciar escolhe uma carta e deve através
da língua de sinais, ou até mesmo de expressões faciais e
corporais, expressar cada uma das palavras. O educando inicia com a
demonstração do verbo, mas não é permitido fazer o sinal da
palavra em sí! Se um ou mais dos colegas descobrirem qual é o verbo
e souber escrevê-lo, ele/eles ganham um ponto (reserva). Antes da
brincadeira continuar e a criança que está com a carta expressar a
palavra do segundo box, o substantivo, os professores ensinam a todos
a forma escrita do verbo que foi descoberto antes. E assim acontece
com todas as palavras daquela carta. Ganha a possibilidade de avançar
no tabuleiro quem descobriu e sabia escrever mais palavras. E assim
consegue avançar no tabuleiro quantas casas está indicado na carta.
A brincadeira começa novamente com outra criança escolhendo nova
carta e fazendo todo o processo novamente. Ganha o jogo quem chega ao
final do tabuleiro.
Momentos como este
são de grande importância para as crianças que frequentam o AEE do
CAS/FCEE, pois não focamos no aprendizado acadêmico (do currículo
escolar), e sim no aprendizado geral da língua como L1 e L2, por
isso juntamos Libras e Português.
Vale lembrar ainda
que este jogo foi adquirido pronto, mas é possível que professores
que trabalham com alunos surdos elaborem o mesmo jogo com materiais
disponíveis, e assim criem um jogo possibilita muito aprendizado e
interação.
Texto de Vanessa
Paula Rizzotto.
Atividade realizada
pelos professores Marcos Alexandre Marquioto e Marta
Mello Vanderlei Locks
Nenhum comentário:
Postar um comentário