sexta-feira, 31 de agosto de 2018

REVENDO CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

MATEMÁTICA COM APOIO DO MATERIAL CONCRETO



Vendo a necessidade dos alunos que frequentam o CAS / FCEE em reforçar conteúdos básicos da matemática curricular, e associado ao pedido dos pais em trabalhar estes conteúdos, os professores do nosso centro realizaram atividades com foco nas operações básicas da matemática.

Com uma plano de aula pensado no sujeito surdo, e com todas as explicações específicas para sanar as dúvidas que os mesmos tinham, a aula foi regada de muito aprendizado.

Um dos pontos importantes para ensinar a matemática básica aos alunos surdos é a utilização do material concreto. E nessa aula a professora utilizou o “material dourado” como apoio e instrumento de explicação do conteúdo.

Como o site Só matemática ( https://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php) nos apresenta:

O material dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.


E assim a aula como objetivo inicial identificar quais eram as habilidades que cada um dos alunos já possuía perante as 4 operações básicas da matemática (adição, subtração, divisão e multiplicação). Posterior a esta análise inicial o objetivo passou a ser a fixação dos conteúdos (somente com foco nestas 4 operações) que eles ainda não possuíam domínio.


Voltando a falar do uso do material concreto em sala de aula, Raquel Martins (2009) em seu texto “Material concreto: um bom aliado nas aulas de matemática” nos esclarece como usar bem o material concreto em sala de aula. O primeiro ítem relatado por Martins é: planeje seu trabalho, após isso, determine os conteúdos a serem desenvolvidos [...] e como eles podem ser aprendidos com o uso de material concreto. Seguindo, utilize o mesmo material para diferentes funções e em diferentes níveis, dependendo do objetivo. É interessante mostrar essa versatilidade aos estudantes. Permita que a turma explore bem o material antes de iniciar a atividade – o ideal é que cada aluno tenha o seu. Se isso não for possível, forme duplas. Depois explique como ele será usado. Apresente uma situação-problema significativa para o aluno: ele precisa ter estímulo para resolvê-la. Observe as crianças: para perceber o raciocínio de cada uma, ajude-as a pensar sobre o que estão fazendo. Para saber se o estudante está de fato aprendendo, peça o registro das atividades realizadas com o material na forma de desenho ou na linguagem matemática. A turma fica mais agitada e conversa mais que o normal durante esse tipo de atividade. Interprete essa “bagunça saudável” como um momento de troca.





















Texto de Vanessa Paula Rizzotto.
Atividade realizada pela professora Marta Mello Vanderlei Locks





REFERÊNCIAS



MARTINS, Raquel. Material concreto: um bom aliado nas aulas de matemática. 2009. Disponível em: < http://matconcretos1.blogspot.com/ >, acesso em 29 de agosto de 2018.



TRABALHANDO com material dourado e blocos lógicos nas séries iniciais - parte 2. Disponível em: < https://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p2.php >, acesso em 29 de agosto de 2018.



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