terça-feira, 22 de maio de 2018

ATIVIDADE EXTRACLASSE NA BIBLIOTECA DA FCEE

A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO A LEITURA

Como é sabido por todos os professores, o aprendizado da leitura facilita e proporciona vários aspectos do desenvolvimento dos educandos. E assim também é com alunos surdos.
Dessa forma o CAS, com o objetivo de incentivar a leitura (mesmo que primária1) e proporcionar momentos de interação com o material concreto os professores fazem várias atividades com os nossos usuários na biblioteca que existe no campus da FCEE.
Contudo é fundamental que professores bilíngues tenham em mente o que nos ressaltam Valentini e Bisol (2011):

A língua de sinais é a língua natural para a pessoa surda, ou seja, a língua que abriga seus pensamentos e sentimentos. A língua de sinais funciona como suporte do pensamento, como meio de comunicação e é através dela que o surdo pode pensar o mundo e aprender outras línguas. No entanto, não é nessa língua que a pessoa surda escreve. É algo como pensarmos em chinês, mas precisarmos ler e escrever em português. Além disso, a língua de sinais é visual e espacial e a língua portuguesa é auditiva e oral, o que determina que os canais de recepção e de emissão são diferentes.

Porém este não deve de modo algum ser impedimento para o incentivo a leitura do aluno surdo. E ao contrário deve ser um encorajamento maior, visto a gama de informações que os surdo pode autonomamente adquirir com a leitura.
Vale lembrar ainda a informação que consta no Portal Educação, de que:

Como consequência, o aprendizado da leitura e escrita para os surdos será diferente das pessoas ouvintes. Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural. No aprendizado da leitura e escrita é necessário ir do mundo para o texto, dos conhecimentos concretizados na língua de sinais e que deverão ser traduzidos para o português.

Em momentos como os retratados nas fotos abaixo, professores do CAS vão com seus alunos para a biblioteca e deixam os alunos escolherem o material que mais lhes agrada para a leitura daquele momento. Professores deixam os alunos com um tempo livre para manusear o livro escolhido, posteriormente interagem com o aluno fazendo questionamentos ou então traduzindo informações das quais os mesmos não conseguiram entender sozinhos. Outro grande objetivo da atividade extraclasse é incitar nos alunos o hábito de frequentar ambientes culturais como é o caso de uma biblioteca.


REFERÊNCIAS


VALENTINI, C. B. & BISOL, C. A. Surdez: O desafio da leitura e da escrita. Objeto de Aprendizagem Incluir – UCS/FAPERGS, 2011. Disponível em: <http://www.grupoelri.com.br/Incluir/downloads/OA_SURDEZ_Escrita_Texto.pdf>. Acessado em 16 de maio de 2018.

PORTAL Educação. Processo de leitura e escrita da pessoa surda. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/processo-de-leitura-e-escrita-da-pessoa-surda/41297>, acesso em 15 de maio de 2018.


1- Neste caso, a leitura primária é definida quando sujeitos surdos estão em processo de alfabetização da língua portuguesa escrita, e portante ainda não possuem uma leitura fluída e conexa. Contudo reconhecem palavras presentes no texto e são auxiliados pelas ilustrações que estão em alguns livros, facilitando o entendimento visual.   







Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 

Atividade realizada pela professora: Marta de Melo Vanderlei Locks 

Tradução do texto em LIBRAS


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