terça-feira, 22 de maio de 2018

FORMANDO OS NOMES DOS ESTADOS BRASILEIROS

ATIVIDADE COMPLEMENTAR ELABORADA COM MATERIAL RECICLÁVEL

Utilizando material reciclado (garrafas pet caixa de papelão e várias tampas de garrafa pet) e um pouco de criatividade a professora do AEE Português elaborou uma atividade adaptada para aluna surda e com baixa visão, referente aos estados brasileiros.
O presente relato é atividade complementar de outra postagem neste mesmo blog, postagem intitulada como: “PLANO DE AULA: Estados do Brasil e suas diversidades”.
Com o objetivo de ensinar e fazer a aluna memorizar os nomes dos estados brasileiros a professora pegou várias tampas de garrafa e em cima de cada uma dela colou um círculo de E.V.A com uma sílaba ou letra (foto 1). Sendo que o conjunto de sílabas e letras torna possível a escrita do nome de todos os estados brasileiros. Para completar o material e utilizando o “bico” de garrafas pet, a professora colou vários “bicos” em um caixa de papelão para que assim fosse possível “escrever” o nome dos estados usando o material de apoio (foto 2).
No momento da realização da atividade a professora interagiu com a aluna sempre com apoio de um mapa do Brasil, estimulando a mesma a:
- identificar o nome do estado no mapa;
- selecionar as sílabas corretas para formar determinado nome;
- formar/escrever os nomes dos estados brasileiros, um por vez;
- formar/escrever novas palavras;
- fazer o sinal do estado encontrado;
- responder qual a capital do estado encontrado, dentre outros questionamentos.

Como também observar nas fotos, a atividade não foi concluída em um horário de atendimento e assim a professora utilizará o mesmo material e outros atendimentos. Tal fato se mostra relevante, inclusive para relembrar os sinais e as palavras aprendidas em atendimentos anteriores.  

FOTO 1 - TAMPINHA DE E.V.A COM SÍLABAS  
FOTO 2 - CAIXA PARA FORMAR OS NOMES DOS ESTADOS 



PROFESSORA E ALUNA EM ATIVIDADE 



MATERIAL DE APOIO - MAPA DO BRASIL


Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 

Atividade realizada pela professora: Marta de Melo Vanderlei Locks 

Tradução do texto em LIBRAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário