A IMPORTÂNCIA DA RITMO
A Fundação Catarinense de Educação Especial –
FCEE tem como sendo um dos seus grandes objetivos proporcionar aos
seus usuários contato com as mais diversas possibilidades de
aprendizagem e interação. Dentre essas atividades, temos na FCEE
aulas de Capoeira que são ministradas pelo mestre Tuti e que
possibilitam: a interação entre os usuários da instituição; a
prática de um esporte; o aprendizado de ritmo, conhecimento e
consciência corporal, dentre outros escopos.
Dessa forma o CAS, com as mesmas finalidades
citadas acima, proporciona aos usuários surdos a prática desta
modalidade.
De forma geral, uma atividade física tem como
grande fundamento trabalhar a concepção do corpo em movimento. E
seguindo esse conceito, foi pensado na participação dos usuários
surdos nas aulas de capoeira para que estes possam manifestar e
participar de momentos significativos e fundamentais no seu
desenvolvimento. Destacando que momentos como estes facilitam o
aprendizado através da observação, bem como o desenvolvimento e
aprimoramento de habilidades motoras, físicas, cognitivas e afetivo
sociais de aluno deficiente auditivo.
Vale ressaltar que surdez não é doença. Logo,
não interfere nas condições de saúde, no crescimento ou no
desenvolvimento físico das crianças. E, por ser uma limitação
estritamente sensorial, não acarreta nenhuma deficiência física ou
motora. Não há, portanto, nada que impeça os alunos com problemas
auditivos de participarem ativamente de aulas que envolvam música.
(Ferreira, 2011, p. 106).
Como nos esclarecem Thomaz e Porto (2015) o
deficiente auditivo é um individuo capaz de desenvolver demais
habilidades através de diversas vivências que promovam o seu
desenvolvimento. Assim como as demais crianças:
A escolha das atividades a
serem desenvolvidas em aula devem seguir os mesmos critérios usados
para escolher atividades para qualquer outra criança – ser
adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento físico e levar em
conta as habilidades já adquiridas, o interesse dos alunos, o espaço
e o material disponível, o número de crianças, entre outras coisas
(THOMAZ; PORTO apud FERREIRA, 2011, p. 107).
Vale ressaltar aqui, que um dos nossos usuários
envolvidos, já praticava capoeira em outro espaço e com esta nova
possibilidade, demonstrou grandíssimo interesse na prática. Sendo
ainda que na primeira aula já fez movimentos avançados (como
podemos ver nas fotos), surpreendendo inclusive o mestre.
Com o nosso usuário iniciante, o mestre focou no
aprendizado do ritmo, incentivando o mesmo a tocar os instrumentos
que envolvem a prática da capoeira. Nessa oportunidade o aluno
ganhou intimidade com o pandeiro (veja nas fotos).
Outro ponto importante e que nos esclarece da
importância da prática da capoeira é o que nos relata Carneiro
(2010, p. 145):
Capoeira é um método de
ginástica genuinamente brasileiro, bem ajustado aos alunos, por ser
oriundo de uma manifestação popular, rica em movimentos e música,
com substrato cultural e amplamente difundido na sociedade.
E por fim, ressaltamos que o objetivo do CAS
sempre será em todas as atividades proporcionadas o desenvolvimento
motor, cognitivo, afetivo social e linguístico (como neste caso
aprendendo novos sinais de vocabulários envolvidos com o esporte) de
um aluno deficiente auditivo nas aulas de capoeira.
REFERÊNCIAS
Carneiro, S.C.I.
(2010). Coletânea de atividades de educação física para o
ensino fundamental: atletismo, atividades rítmicas, esportes com
bastões e raquetes, lutas. Curitiba: Expoente.
Ferreira,
E.L. (2011). Atividades Físicas inclusivas para pessoas com
deficiência. 2. ed. Niterói: Intertexto.
THOMAZ, Paulo
Roberto Valdo; PORTO, Cláudio Silva. A capoeira como método
inclusivo de um aluno deficiente auditivo do 3º ano do ensino
fundamental do Município de Vargem Alta, ES.
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 208,
Septiembre de 2015. Disponível em:
<http://www.efdeportes.com/efd208/a-capoeira-como-metodo-inclusivo-de-um-deficiente-auditivo.htm>,
acesso em 16 de maio de 2018.
Aluno demonstrando sua técnica. |
Mestre ensinando aluno surdo a tocar pandeiro. |
Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pelas professoras: Dariane Regis e Marta de Melo Vanderlei Locks
Tradução do texto em LIBRAS
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