terça-feira, 22 de maio de 2018

AULA DE CAPOEIRA: atividade extraclasse

A IMPORTÂNCIA DA RITMO


A Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE tem como sendo um dos seus grandes objetivos proporcionar aos seus usuários contato com as mais diversas possibilidades de aprendizagem e interação. Dentre essas atividades, temos na FCEE aulas de Capoeira que são ministradas pelo mestre Tuti e que possibilitam: a interação entre os usuários da instituição; a prática de um esporte; o aprendizado de ritmo, conhecimento e consciência corporal, dentre outros escopos.
Dessa forma o CAS, com as mesmas finalidades citadas acima, proporciona aos usuários surdos a prática desta modalidade.
De forma geral, uma atividade física tem como grande fundamento trabalhar a concepção do corpo em movimento. E seguindo esse conceito, foi pensado na participação dos usuários surdos nas aulas de capoeira para que estes possam manifestar e participar de momentos significativos e fundamentais no seu desenvolvimento. Destacando que momentos como estes facilitam o aprendizado através da observação, bem como o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades motoras, físicas, cognitivas e afetivo sociais de aluno deficiente auditivo.
Vale ressaltar que surdez não é doença. Logo, não interfere nas condições de saúde, no crescimento ou no desenvolvimento físico das crianças. E, por ser uma limitação estritamente sensorial, não acarreta nenhuma deficiência física ou motora. Não há, portanto, nada que impeça os alunos com problemas auditivos de participarem ativamente de aulas que envolvam música. (Ferreira, 2011, p. 106).
Como nos esclarecem Thomaz e Porto (2015) o deficiente auditivo é um individuo capaz de desenvolver demais habilidades através de diversas vivências que promovam o seu desenvolvimento. Assim como as demais crianças:


A escolha das atividades a serem desenvolvidas em aula devem seguir os mesmos critérios usados para escolher atividades para qualquer outra criança – ser adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento físico e levar em conta as habilidades já adquiridas, o interesse dos alunos, o espaço e o material disponível, o número de crianças, entre outras coisas (THOMAZ; PORTO apud FERREIRA, 2011, p. 107).


Vale ressaltar aqui, que um dos nossos usuários envolvidos, já praticava capoeira em outro espaço e com esta nova possibilidade, demonstrou grandíssimo interesse na prática. Sendo ainda que na primeira aula já fez movimentos avançados (como podemos ver nas fotos), surpreendendo inclusive o mestre.
Com o nosso usuário iniciante, o mestre focou no aprendizado do ritmo, incentivando o mesmo a tocar os instrumentos que envolvem a prática da capoeira. Nessa oportunidade o aluno ganhou intimidade com o pandeiro (veja nas fotos).
Outro ponto importante e que nos esclarece da importância da prática da capoeira é o que nos relata Carneiro (2010, p. 145):


Capoeira é um método de ginástica genuinamente brasileiro, bem ajustado aos alunos, por ser oriundo de uma manifestação popular, rica em movimentos e música, com substrato cultural e amplamente difundido na sociedade.


E por fim, ressaltamos que o objetivo do CAS sempre será em todas as atividades proporcionadas o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo social e linguístico (como neste caso aprendendo novos sinais de vocabulários envolvidos com o esporte) de um aluno deficiente auditivo nas aulas de capoeira.


REFERÊNCIAS

Carneiro, S.C.I. (2010). Coletânea de atividades de educação física para o ensino fundamental: atletismo, atividades rítmicas, esportes com bastões e raquetes, lutas. Curitiba: Expoente.

Ferreira, E.L. (2011). Atividades Físicas inclusivas para pessoas com deficiência. 2. ed. Niterói: Intertexto.

THOMAZ, Paulo Roberto Valdo; PORTO, Cláudio Silva. A capoeira como método inclusivo de um aluno deficiente auditivo do 3º ano do ensino fundamental do Município de Vargem Alta, ES. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 208, Septiembre de 2015. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd208/a-capoeira-como-metodo-inclusivo-de-um-deficiente-auditivo.htm>, acesso em 16 de maio de 2018.





Aluno demonstrando sua técnica.



Mestre ensinando aluno surdo a tocar pandeiro.



Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 

Atividade realizada pelas professoras: Dariane Regis e Marta de Melo Vanderlei Locks 

Tradução do texto em LIBRAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário