terça-feira, 22 de maio de 2018

RELEMBRANDO APRENDIZADOS: alfabeto manual na Libras Tátil

ATIVIDADE COM ALUNO DO AEE SURDOCEGUEIRA



Como forma de proporcionar aprendizados aos alunos que frequentam o AEE da Surdocegueira do CAS/FCEE utilizamos a libras tátil para realizar a comunicação e o repasse de informações. Isso acontece principalmente com nossos usuários na fase da infância que de acordo o que ressalta Rey e Viñas (2002) “quando uma pessoa nasce surdocega ou fica surdocega, a mais urgente intervenção é dotá-la de um sistema de comunicação funcional.” Nesse sentido, é imprescindível que seja proposto à criança surdocega uma forma de comunicação adequada à sua característica sensorial, de modo a permitir que este se conecte com o mundo a sua volta, dando-lhe a condição de um ser ativo e funcional no contexto em que vive, um cidadão. Assim, dentre os diversos tipos de comunicação que podem ser utilizados e ensinados a pessoa surdocega, vale enfatizar o uso da Libras Tátil (opção de comunicação trabalhada no CAS/FCEE) como instrumento eficaz nesse processo de comunicação.
Como nos apresenta o Portal Educação a Libras Tátil é uma modalidade de educação realizada na palma de uma das mãos de pessoas surdocegas por meio de um profissional identificado como guia-intérprete ou professor bilíngue que lhe passam as informações ou aprendizados necessários.
Nesta perspectiva, uma das atividades realizada com um dos usuários do AEE Surdocegueira foi feita com o objetivo de aprender e memorizar o alfabeto da língua portuguesa em relevo e o alfabeto manual na libras tátil.
Com as letras do alfabeto da língua portuguesa em relevo (material em EVA) o aluno foi incentivado através do toque a identificar a qual letra correspondia (como nos mostra o vídeo).
No decorrer da atividade, vale ressaltar que muitas vezes o aluno demorava pra identificar a letra, mas o professor sempre incentivava o esforço pessoal do aluno para o aprendizado e a memorização.
Com a mesma metodologia a professora do AEE Surdocegueira também realizou esta atividade com os números, mas ela ressalta que em alguns casos, com alguns números o aluno confundia com letras. Como por exemplo: com o número 1 (um) que usa a configuração em D, e com o número 2 (dois) com configuração em V o aluno sempre fazia confusões. Porém é sempre importante repetir todos os exercícios e atividades 3 vezes para a memorização e aprendizado do aluno.
Assim, identificar as individualidades do aluno é fundamental para criar um vínculo entre professor e aluno e assim conseguir repassar os conteúdos de maneira mais leve. Principalmente levando em consideração de que a libras tátil é uma língua de contato (toque). Outro ponto que deve ser sempre lembrado no momento do planejamento é que deve-se usar o conteúdo ensinado para praticar e proporcionar a memorização, através de brincadeiras. E assim também fazendo com que o aluno grave o vocabulário aprendido.







REFERÊNCIAS



PORTAL Educação. A língua de sinais tátil como comunicação e inclusão da pessoa surdocega. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-lingua-de-sinais-tatil-como-comunicacao-e-inclusao-da-pessoa-surdocega/37672>, acesso em 16 de maio de 2018.



Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 

Atividade realizada pela professora: Dariane Regis


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