Como forma de proporcionar aprendizados aos alunos que frequentam
o AEE da Surdocegueira do CAS/FCEE utilizamos a libras tátil para
realizar a comunicação e o repasse de informações. Isso acontece
principalmente com nossos usuários na fase da infância que de
acordo o que ressalta Rey e Viñas (2002) “quando uma pessoa nasce
surdocega ou fica surdocega, a mais urgente intervenção é dotá-la
de um sistema de comunicação funcional.” Nesse sentido, é
imprescindível que seja proposto à criança surdocega uma forma de
comunicação adequada à sua característica sensorial, de modo a
permitir que este se conecte com o mundo a sua volta, dando-lhe a
condição de um ser ativo e funcional no contexto em que vive, um
cidadão. Assim, dentre os diversos tipos de comunicação que podem
ser utilizados e ensinados a pessoa surdocega, vale enfatizar o uso
da Libras Tátil (opção de comunicação trabalhada no CAS/FCEE)
como instrumento eficaz nesse processo de comunicação.
Como nos apresenta o Portal Educação a Libras Tátil é uma
modalidade de educação realizada na palma de uma das mãos de
pessoas surdocegas por meio de um profissional identificado como
guia-intérprete ou professor bilíngue que lhe passam as informações
ou aprendizados necessários.
Nesta perspectiva, uma das atividades realizada com um dos
usuários do AEE Surdocegueira foi feita com o objetivo de aprender e
memorizar o alfabeto da língua portuguesa em relevo e o alfabeto
manual na libras tátil.
Com as letras do alfabeto da língua portuguesa em relevo
(material em EVA) o aluno foi incentivado através do toque a
identificar a qual letra correspondia (como nos mostra o vídeo).
No decorrer da atividade, vale ressaltar que muitas vezes o aluno
demorava pra identificar a letra, mas o professor sempre incentivava
o esforço pessoal do aluno para o aprendizado e a memorização.
Com a mesma metodologia a professora do AEE Surdocegueira também
realizou esta atividade com os números, mas ela ressalta que em
alguns casos, com alguns números o aluno confundia com letras. Como
por exemplo: com o número 1 (um) que usa a configuração em D, e
com o número 2 (dois) com configuração em V o aluno sempre fazia
confusões. Porém é sempre importante repetir todos os exercícios
e atividades 3 vezes para a memorização e aprendizado do aluno.
Assim, identificar as individualidades do aluno é fundamental
para criar um vínculo entre professor e aluno e assim conseguir
repassar os conteúdos de maneira mais leve. Principalmente levando
em consideração de que a libras tátil é uma língua de contato
(toque). Outro ponto que deve ser sempre lembrado no momento do
planejamento é que deve-se usar o conteúdo ensinado para praticar e
proporcionar a memorização, através de brincadeiras. E assim
também fazendo com que o aluno grave o vocabulário aprendido.
REFERÊNCIAS
PORTAL Educação. A língua de sinais tátil como comunicação e inclusão da pessoa surdocega. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-lingua-de-sinais-tatil-como-comunicacao-e-inclusao-da-pessoa-surdocega/37672>, acesso em 16 de maio de 2018.
Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pela professora: Dariane Regis
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