terça-feira, 22 de maio de 2018

RODA DE CONVERSA

RECEPCIONANDO A NOVA COLEGA

Muito já sabemos sobre a importância de nos sentirmos bem nos locais que frequentamos. Essa afirmação se expande ainda mais quando o sujeito possui alguma deficiência, como é o caso dos alunos com surdez atendidos pelo CAS.
Dessa forma, para bem recepcionar uma nova usuária dos nossos serviços, a professora fez com todos os alunos da turma uma roda de conversa. Momento que proporcionou interação entre os colegas.
Nesse momento proporcionado aos alunos, cada um deles pode se apresentar a falar um pouco de si. Vale lembrar que a maioria dos usuários do CAS já frequentam o centro a mais tempo, e todos já são amigos. Assim uma boa recepção e um momento de apresentação entre todos é de fundamental importância, até mesmo para incentivar a nova aluna a querer aprender mais, criar gosto pelo ambiente e pelas pessoas com as quais conviverá e solicitar o retorno, não negando o atendimento.
Um dos pontos importantes a ser ressaltado da nova usuária é a sua privação de vocabulário, devido as condições sociais e escolhas familiares da aluna. Contudo é perceptível que a mesma está em processo de aquisição da língua. Dessa forma segundo Quadros (2006), a linguagem é um sistema de comunicação natural ou artificial, humano ou não, assim, linguagem pode ser compreendida como qualquer forma utilizada com algum tipo de intenção comunicativa incluindo a própria língua. Assim, proporcionar momentos de interação linguística entre sujeitos surdos e o contato com seus pares que já possuem mais fluência incentiva sujeitos privados de vocabulário a se interessarem pelo aprendizado. Como é o caso da nova usuária do CAS.
Para Fernandes (2000, p. 49) a comunicação é, sem dúvida, o eixo da vida do individuo, em todas as suas manifestações como ser social. É oportuno, pois, reconhecer a necessidade de novos estudos que sirvam de suporte a métodos educacionais e ofereçam à comunidade surda melhores condições de exercerem seus direitos e deveres de cidadania.

REFERÊNCIAS

Fernandes, E. Língua de sinais e desenvolvimento cognitivo da criança surda. Rio de Janeiro: INES, 2000.



Quadros, R. M.; Schmiedt, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.










Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras 


Atividade realizada pelas professoras: Dariane Regis e Marta de Melo Vanderlei Locks 

Tradução do texto em LIBRAS


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