RECEPCIONANDO A NOVA
COLEGA
Muito
já sabemos sobre a importância de nos sentirmos bem nos locais que
frequentamos. Essa afirmação se expande ainda mais quando o sujeito
possui alguma deficiência, como é o caso dos alunos com surdez
atendidos pelo CAS.
Dessa
forma, para bem recepcionar uma nova usuária dos nossos serviços, a
professora fez com todos os alunos da turma uma roda de conversa.
Momento que proporcionou interação entre os colegas.
Nesse
momento proporcionado aos alunos, cada um deles pode se apresentar a
falar um pouco de si. Vale lembrar que a maioria dos usuários do CAS
já frequentam o centro a mais tempo, e todos já são amigos. Assim
uma boa recepção e um momento de apresentação entre todos é de
fundamental importância, até mesmo para incentivar a nova aluna a
querer aprender mais, criar gosto pelo ambiente e pelas pessoas com
as quais conviverá e solicitar o retorno, não negando o
atendimento.
Um
dos pontos importantes a ser ressaltado da nova usuária é a sua
privação de vocabulário, devido as condições sociais e escolhas
familiares da aluna. Contudo é perceptível que a mesma está em
processo de aquisição da língua. Dessa forma segundo Quadros
(2006), a linguagem é um sistema de comunicação natural ou
artificial, humano ou não, assim, linguagem pode ser compreendida
como qualquer forma utilizada com algum tipo de intenção
comunicativa incluindo a própria língua. Assim, proporcionar
momentos de interação linguística entre sujeitos surdos e o
contato com seus pares que já possuem mais fluência incentiva
sujeitos privados de vocabulário a se interessarem pelo aprendizado.
Como é o caso da nova usuária do CAS.
Para
Fernandes (2000, p. 49) a comunicação é, sem dúvida, o eixo da
vida do individuo, em todas as suas manifestações como ser social.
É oportuno, pois, reconhecer a necessidade de novos estudos que
sirvam de suporte a métodos educacionais e ofereçam à comunidade
surda melhores condições de exercerem seus direitos e deveres de
cidadania.
REFERÊNCIAS
Fernandes, E. Língua
de sinais e desenvolvimento cognitivo da criança surda. Rio de
Janeiro: INES, 2000.
Quadros, R. M.;
Schmiedt, M. L. P. Ideias para ensinar português
para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
Texto: Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pelas professoras: Dariane Regis e Marta de Melo Vanderlei Locks
Tradução do texto em LIBRAS
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