ESTUDANDO HISTÓRIA
Muito
já tratamos aqui no Blog sobre a importância do enriquecimento do
vocabulário dos alunos que frequentam o AEE Libras. E mais do que
isso, proporcionar todo e qualquer tipo de conhecimento de mundo
possível na sua língua materna!
Pensando
nisso, nosso professor Marcos Alexandre Marquioto elaborou seu
planejamento para explicar aos alunos o assunto “REVOLUÇÃO
INDUSTIRAL”.
Veja
a seguir o Plano de aula elaborado:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLANO
DE AULA – AEE LIBRAS
PROFESSOR:
Marcos Alexandre Marquioto
TURMA:
AEE Libras matutino – turma mista – ensino fundamental e médio
(faixa etária entre 10 e 16 anos)
TEMA:
Revolução Industrial
OBJETIVOS:
-
Explicar aos alunos o tema proposto direto na sua língua materna;
-
Proporcionar o conhecimento acerca do tema: como e onde iniciou a
“revolução industrial”;
-
Incitar reflexões dos alunos sobre as mudanças do mundo, da
tecnologia e da indústria;
-
Abordar sobre o “capitalismo” e o comércio.
CONTEÚDOS
TRABALHADOS:
-
Mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX;
-
Aparecimento de indústrias;
-
Importância
ao comércio;
-
Desenvolvimento capitalista e industrial;
-
Estimulou os pesquisadores, engenheiros e inventores a aperfeiçoar a
indústria;
-
Surgisse novas tecnologias: locomotivas a vapor, barcos a vapor,
telégrafo e a fotografia.
DURAÇÃO:
aproximadamente 3 semanas, com dois encontros semanais de 1 hora e 45
minutos cada encontro.
METODOLOGIA:
Inicialmente
o professor explicará o conteúdo de forma discursiva, mas neste
momento todos (professores e alunos) irão interagir e tirar suas
dúvidas, conversando sobre o assunto. Depois serão feitas
atividades para memorização do conteúdo.
Dentre
as atividades:
-
Confecção de um cartaz com os novos elementos surgidos através da
tecnologia.
-
Apresentação para seu professor e colegas do cartaz elaborado, em
duplas, explicando para seus colegas o porquê das imagens escolhidas
e qual a sua importância para a sociedade atual.
-
Assistir e comentar o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin
que retrata o desenvolvimento da indústria.
Observação
sobre o filme: O filme “Tempos modernos”, mostra a vida de
operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da
produção artesanal, para a produção em série. Os operários se
submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo
com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de
produção que visavam maior lucro independente das condições de
seus trabalhadores.
MATERIAIS
UTILIZADOS:
- Papel Pardo ou
cartolinas;
- Revistas velhas
para recortes;
- Pinceis atômico
para escrita dos cartazes;
- Filme “Tempos
Modernos” de Charles Chaplin
AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados perante a sua participação em sala e
durante as atividades. Observando sua compreensão acerca do assunto
visando uma avaliação qualitativa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja
a seguir alguns registro das diversas aulas que envolveram este plano
de aula e as diversas atividades realizadas!
IMAGENS SOBRE A AULA TEÓRICA SOBRE "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL"
IMAGENS DA ATIVIDADE DE CONFECÇÃO DO CARTAZ
IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DO CARTAZ CONFECCIONADO
IMAGENS DO MOMENTO EM QUE OS ALUNOS ASSISTIRAM O FILME "TEMPOS MODERNOS"
Vale lembrar que neste momento o professor, quando necessário, fazia as intervenções explicando assuntos relevantes.
_________________________________________________________________________
Texto de Vanessa Paula Rizzotto - intérprete de Libras
Parabéns pelo trabalho. O plano de aula me ajudou mto, obrigada! Continua nos enviando seus materiais.
ResponderExcluirObrigado! Ficamos felizes em poder ajudar mostrando um pouquinho do nosso trabalho!
ExcluirParabéns!!! Adorei
ResponderExcluir