sexta-feira, 22 de março de 2019

AEE LIBRAS – PLANO DE AULA: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

ESTUDANDO HISTÓRIA


Muito já tratamos aqui no Blog sobre a importância do enriquecimento do vocabulário dos alunos que frequentam o AEE Libras. E mais do que isso, proporcionar todo e qualquer tipo de conhecimento de mundo possível na sua língua materna!

Pensando nisso, nosso professor Marcos Alexandre Marquioto elaborou seu planejamento para explicar aos alunos o assunto “REVOLUÇÃO INDUSTIRAL”.

Veja a seguir o Plano de aula elaborado:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLANO DE AULA – AEE LIBRAS

PROFESSOR: Marcos Alexandre Marquioto

TURMA: AEE Libras matutino – turma mista – ensino fundamental e médio (faixa etária entre 10 e 16 anos)

TEMA: Revolução Industrial

OBJETIVOS:
- Explicar aos alunos o tema proposto direto na sua língua materna;
- Proporcionar o conhecimento acerca do tema: como e onde iniciou a “revolução industrial”;
- Incitar reflexões dos alunos sobre as mudanças do mundo, da tecnologia e da indústria;
- Abordar sobre o “capitalismo” e o comércio.

CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX;
- Aparecimento de indústrias;
- Importância ao comércio;
- Desenvolvimento capitalista e industrial;
- Estimulou os pesquisadores, engenheiros e inventores a aperfeiçoar a indústria;
- Surgisse novas tecnologias: locomotivas a vapor, barcos a vapor, telégrafo e a fotografia.

DURAÇÃO: aproximadamente 3 semanas, com dois encontros semanais de 1 hora e 45 minutos cada encontro.

METODOLOGIA:
Inicialmente o professor explicará o conteúdo de forma discursiva, mas neste momento todos (professores e alunos) irão interagir e tirar suas dúvidas, conversando sobre o assunto. Depois serão feitas atividades para memorização do conteúdo.
Dentre as atividades:
- Confecção de um cartaz com os novos elementos surgidos através da tecnologia.
- Apresentação para seu professor e colegas do cartaz elaborado, em duplas, explicando para seus colegas o porquê das imagens escolhidas e qual a sua importância para a sociedade atual.
- Assistir e comentar o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin que retrata o desenvolvimento da indústria.

Observação sobre o filme: O filme “Tempos modernos”, mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.

MATERIAIS UTILIZADOS:
- Papel Pardo ou cartolinas;
- Revistas velhas para recortes;
- Pinceis atômico para escrita dos cartazes;
- Filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados perante a sua participação em sala e durante as atividades. Observando sua compreensão acerca do assunto visando uma avaliação qualitativa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja a seguir alguns registro das diversas aulas que envolveram este plano de aula e as diversas atividades realizadas!


IMAGENS SOBRE A AULA TEÓRICA SOBRE "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL" 














IMAGENS DA ATIVIDADE DE CONFECÇÃO DO CARTAZ 






IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DO CARTAZ CONFECCIONADO 





IMAGENS DO MOMENTO EM QUE OS ALUNOS ASSISTIRAM O FILME "TEMPOS MODERNOS" 

Vale lembrar que neste momento o professor, quando necessário, fazia as intervenções explicando assuntos relevantes.  










_________________________________________________________________________

Texto de Vanessa Paula Rizzotto - intérprete de Libras








3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. O plano de aula me ajudou mto, obrigada! Continua nos enviando seus materiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ficamos felizes em poder ajudar mostrando um pouquinho do nosso trabalho!

      Excluir