sexta-feira, 8 de março de 2019

DIFERENÇA ENTRE O APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA (AASI) E O IMPLANTE COCLEAR (I.C)

Os usuários de implante coclear vem tendo um benefício cada vez maior com ele, graças aos avanços da tecnologia, que vem trazendo melhorias na qualidade dos aparelhos e das programações.

É verdade que um usuário de implante coclear hoje, tem grandes chances de escutar bem o suficiente para diminuir a necessidade de usar a leitura labial. E, com reabilitação adequada (se o caso permitir) pode até chegar a utilizar o telefone ou ouvir música (da nossa maneira particular de escutar música através do IC).

Porém, isso não significa que os aparelhos auditivos ficam atrás ou que são tecnologicamente menos evoluídos ou que permitem menos percepção auditiva.

A principal diferença entre o IC e o AASI é a indicação para cada tipo de perda auditiva.

Veja bem, o aparelho convencional é um amplificador. Ele aumenta o som, permitindo que a pessoa ouça através da própria audição natural residual. Ele pode ser programado para o tipo de perda da pessoa (ampliando mais os graves ou os agudos, por exemplo) e tem diversos tamanhos, desde o intracanal quase invisível, ao retroauricular, que fica atrás da orelha. Os aparelhos de hoje, estão cada vez menores, ao ponto que são cada vez menos perceptíveis aos olhares curiosos.

Já o implante coclear, é indicado para quem não tem audição residual suficiente para ter um ganho muito expressivo com o aparelho convencional. 

Geralmente, o AASI pode ser indicado para quase todos os tipos de perda, da leve à perda profunda e praticamente todas as pessoas tem algum ganho com ele. 

O implante coclear, por sua vez, é indicado para perda severa a profunda que não tiveram bom resultado com o AASI. Ou seja, é a etapa seguinte, depois de testarem aparelhos convencionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS https://desculpenaoouvi.com.br/implante-coclear-ic-versus-aparelho-de-amplificacao-sonora-individual-aasi/ 

______________________________

Texto de Luana Zimpeck de Rezende 

Referência da imagem: https://desculpenaoouvi.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário