terça-feira, 26 de março de 2019

TRABALHO SOBRE FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – COM PLANO DE AULA



Todos sabemos que é a família é a primeira referência para as crianças, seja esta referência de segurança, amor, cuidado, carinho e até mesmo de língua. Contudo, muitas crianças surdas, por nascerem em famílias ouvintes (e que não conhecem a língua de sinais) não conseguem nomear os membros da sua família, por mais que os reconheçam como tal.

Dessa forma, um dos objetivos do AEE Libras Educação Infantil é proporcionar às crianças o maior número de informações/vocabulários possíveis, para que assim, as identificações ocorram, de forma natural e então a criança saiba relacionar/indicar tal pessoa como parte da sua família.

Logo, este tema visa, além de tudo, promover a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.

Veja a seguir o plano de aula elaborado pela nossa professora Dariane Regis acerca do tema que já vem sendo trabalhado com nossos alunos/as. Mas é importante lembrar que as atividades e brincadeiras sempre se repetem e são relembradas, para fazer com que a criança memorize e absorva o aprendizado com o seu uso natural.

________________________________________________________________________

PLANO DE AULA

PROFESSORAS: Dariane Regis e Flávia Floriani Ramos

TURMA: Educação Infantil – AEE LIBRAS (alunos em fase de aquisição linguística)

TEMA: Família

OBJETIVOS:
- Reconhecer/ identificar os membros da família – ensinar os sinais específicos;
- Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha e com bonecas;
- Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
- Trabalhar com a atenção dos alunos;
- Compreender a história de seus colegas (ex.: ele tem irmão e eu não tenho, e assim por diante);
- Valorizar a família como um todo, principalmente os idosos;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes;
- Realizar trabalhos de colagem, desenhos e pinturas dos membros da família;
- Trabalhar a questão do “limite”, em casa, na escola, e na realização das atividades em si;
- Orientar sobre o respeito as diferenças.

CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Eu e minha Família
- Números de membros na família
- Nome e sobrenome
- Referencias e vínculos da criança
- Tipos de família;
- Vínculos afetivos

DURAÇÃO:
O presente plano terá duração de aproximadamente um mês de aula, alterando com momentos de brincadeiras e passeios. Os encontros ocorrem duas vezes na semana com duração de 1 hora e 30 minutos.

METODOLOGIA:
Através de brincadeiras usar estratégias de uso da língua para o aprendizado intuitivo das crianças e assim proporcionar o desenvolvimento e aprendizado dos diferentes membros de família e parentes.
As aulas serão explicativas, mas sempre muito dinâmicas e lúdica. Algumas das atividades que serão realizadas:
- Brincar com brinquedos que sugerem o assunto família: animais e seus filhos, boneca e sua filhinha;
- Utilizar fichas com desenhos em Libras da representação do sinal dos membros da família;
- Contar histórias/fábulas que tenham famílias (ex.: Cachinhos Dourados);
- Construir junto com as crianças cartazes sobre a Família, sempre com correspondentes em Libras. Nesta atividade também pediremos os pais para que tragam álbuns de fotos para ilustrar quem são os membros de família e assim conversar sobre: “onde reside?”, “se mora com a criança ou em outra casa?”, e assim por diante;
- Fazer cartaz com árvore genealógica das crianças (esta atividade será construída em etapas, para que as crianças compreendam a continuidade do trabalho e ainda apreendam os conceitos ensinados); e
- Fazer peças de teatros sobre família com fantoches.
A ordem das atividades poderá ser alterada conforme a necessidade da aula. E sempre as atividades serão retomadas. Como por exemplo a atividade do cartaz, que ficará exposto em sala para que assim, professores e alunos retomem para memorização.


MATERIAIS UTILIZADOS:
- Pedir aos pais dos alunos trazerem fotos ou álbum de fotos (com identificação);
- Papel pardo – para criar árvore genealógica;
- Cartolina para confecção do cartaz;
- Revistas de recorte;
- Fantoches (para encenação teatral);
- Livro de história infantil;
- Brinquedos como bonecos e animais;
- Cola;
- Canetão e pincel atômico;
- Fita Crepe;

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma processual e dinâmica através das atividades realizadas e observando sempre a produção em língua de sinais dos alunos.

________________________________________________________________________

Veja agora duas atividades que já foram realizadas do presente plano de aula:

ATIVIDADE COM FICHA DE DESENHOS DOS MEMBROS DA FAMÍLIA





Aluna balbuciando o sinal de BEBÊ em Libras 




ATIVIDADE DE CONFECCIONAR UM CARTAZ SOBRE FAMÍLIA






CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE GENEALÓGICA - PROCESSO EM ANDAMENTO




_______________________________________________________________

Texto de Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pelas professoras: Dariane Regis e Flávia Floriani Ramos





Um comentário:

  1. Maravilhoso!!!!
    Amo estar no CAS e aprendo mto,
    Beijo meninas trabalho excelente 😉

    ResponderExcluir