Todos
sabemos que é a família é a primeira referência para as crianças,
seja esta referência de segurança, amor, cuidado, carinho e até
mesmo de língua. Contudo, muitas crianças surdas, por nascerem em
famílias ouvintes (e que não conhecem a língua de sinais) não
conseguem nomear os membros da sua família, por mais que os
reconheçam como tal.
Dessa
forma, um dos objetivos do AEE Libras Educação Infantil é
proporcionar às crianças o maior número de
informações/vocabulários possíveis, para que assim, as
identificações ocorram, de forma natural e então a criança saiba
relacionar/indicar tal pessoa como parte da sua família.
Logo,
este tema visa, além de tudo, promover a interação escola/família,
a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho,
amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.
Veja
a seguir o plano de aula elaborado pela nossa professora Dariane
Regis acerca do tema que já vem sendo trabalhado com nossos
alunos/as. Mas é importante lembrar que as atividades e brincadeiras
sempre se repetem e são relembradas, para fazer com que a criança
memorize e absorva o aprendizado com o seu uso natural.
________________________________________________________________________
PLANO
DE AULA
PROFESSORAS:
Dariane Regis e Flávia Floriani Ramos
TURMA:
Educação Infantil – AEE LIBRAS (alunos em fase de aquisição
linguística)
TEMA:
Família
OBJETIVOS:
-
Reconhecer/ identificar os membros da família – ensinar os sinais
específicos;
-
Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha e com
bonecas;
-
Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
-
Trabalhar com a atenção dos alunos;
-
Compreender a história de seus colegas (ex.: ele tem irmão e eu não
tenho, e assim por diante);
- Valorizar a família como um todo, principalmente os idosos;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes;
- Valorizar a família como um todo, principalmente os idosos;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes;
-
Realizar trabalhos de colagem, desenhos e pinturas dos membros da
família;
-
Trabalhar a questão do “limite”, em casa, na escola, e na
realização das atividades em si;
-
Orientar sobre o respeito as diferenças.
CONTEÚDOS
TRABALHADOS:
-
Eu e minha Família
-
Números de membros na família
-
Nome e sobrenome
-
Referencias e vínculos da criança
-
Tipos de família;
-
Vínculos afetivos
DURAÇÃO:
O
presente plano terá duração de aproximadamente um mês de aula,
alterando com momentos de brincadeiras e passeios. Os encontros
ocorrem duas vezes na semana com duração de 1 hora e 30 minutos.
METODOLOGIA:
Através de
brincadeiras usar estratégias de uso da língua para o aprendizado
intuitivo das crianças e assim proporcionar o desenvolvimento e
aprendizado dos diferentes membros de família e parentes.
As aulas serão
explicativas, mas sempre muito dinâmicas e lúdica. Algumas das
atividades que serão realizadas:
- Brincar com
brinquedos que sugerem o assunto família: animais e seus filhos,
boneca e sua filhinha;
- Utilizar fichas
com desenhos em Libras da representação do sinal dos membros da
família;
- Contar
histórias/fábulas que tenham famílias (ex.: Cachinhos Dourados);
- Construir junto
com as crianças cartazes sobre a Família, sempre com
correspondentes em Libras. Nesta atividade também pediremos os pais
para que tragam álbuns de fotos para ilustrar quem são os membros
de família e assim conversar sobre: “onde reside?”, “se mora
com a criança ou em outra casa?”, e assim por diante;
- Fazer cartaz com
árvore genealógica das crianças (esta atividade será construída
em etapas, para que as crianças compreendam a continuidade do
trabalho e ainda apreendam os conceitos
ensinados); e
-
Fazer peças de teatros sobre família com fantoches.
A
ordem das atividades poderá ser alterada conforme a necessidade da
aula. E sempre as atividades serão retomadas. Como por exemplo a
atividade do cartaz, que ficará exposto em sala para que assim,
professores e alunos retomem para memorização.
MATERIAIS
UTILIZADOS:
-
Pedir aos pais dos alunos trazerem fotos ou álbum de fotos (com
identificação);
-
Papel pardo – para criar árvore genealógica;
-
Cartolina para confecção do cartaz;
-
Revistas de recorte;
-
Fantoches (para encenação teatral);
-
Livro de história infantil;
-
Brinquedos como bonecos e animais;
-
Cola;
-
Canetão e pincel atômico;
-
Fita Crepe;
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será realizada de forma processual e dinâmica através
das atividades realizadas e observando sempre a produção em língua
de sinais dos alunos.
________________________________________________________________________
Veja
agora duas atividades que já foram realizadas do presente plano de
aula:
ATIVIDADE COM FICHA DE DESENHOS DOS MEMBROS DA FAMÍLIA
Aluna balbuciando o sinal de BEBÊ em Libras |
ATIVIDADE DE CONFECCIONAR UM CARTAZ SOBRE FAMÍLIA
CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE GENEALÓGICA - PROCESSO EM ANDAMENTO
_______________________________________________________________
Texto de Vanessa Paula Rizzotto - Intérprete de Libras
Atividade realizada pelas professoras: Dariane Regis e Flávia Floriani Ramos
Maravilhoso!!!!
ResponderExcluirAmo estar no CAS e aprendo mto,
Beijo meninas trabalho excelente 😉