terça-feira, 12 de março de 2019

PRIMEIROS CONTATOS COM A ALFABETIZAÇÃO



Iniciando a alfabetização infantil da língua portuguesa escrita na educação infantil



Segundo Fernanda Veiga, pedagoga, em seu texto "Alfabetização infantil: como ela deve acontecer e como preparar seu pequeno para esta etapa" a etapa mais importante do desenvolvimento se inicia na Primeira Infância. Nesta fase, a aquisição da aprendizagem se integra inicialmente pela ludicidade, através das brincadeiras, musicalidade, artes e tantos outras atividades que interessam à criança.


Dessa forma, uma das estratégias de ensino do AEE Libras da Educação Infantil e brincar com jogos que acrescentem aprendizado às rotinas de atendimento. Pois assim, brincando e interagindo com colegas e professores, os alunos/as vão se apropriando da língua de sinais (que é sua língua materna) e com estratégias corretas, vão entendendo e percebendo a existência da língua portuguesa escrita.


Ainda, Veiga nos apresenta que


[…] para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização não aconteça de maneira precoce. Mas isso não significa que não seja possível apresentar as letras e palavras aos pequenos antes disso. Pelo contrário! Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento da alfabetização.


Ou seja, não devemos pular etapas na educação na instrução das crianças, mas devemos sim proporcionar a elas a maior quantidade de informações possível.


Fernanda Veiga também nos apresenta algumas dicas de como podemos preparar uma aula da educação infantil (seja para alunos surdos ou ouvintes) e até mesmo para as famílias organizarem atividades de aprendizado e desenvolvimento da criança. Contudo, a pedagoga diz que sempre devemos “lembrar que é importante que este seja um momento prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!”


Algumas opções que Veiga nos apresenta é a contação de história (atividade esta muito trabalhada no AEE Libras da Educação Infantil aqui do CAS), pois a leitura é imprescindível neste processo de desenvolvimento da criança, pois é a leitura que oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras, sinais, imagens, unindo diferentes significados que fazem sentido no universo infantil.


Veiga também discorre em seu texto sobre a riqueza de apresentar diversos materiais para as crianças, afinal neste processo é interessante o uso de revistas, jornais, panfletos, receitas, jogo com letras, etc. Só não pode-se esquecer de fazer a leitura destes materiais de maneira pausada para que o pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado a ele. E ao mesmo tempo, não devemos esperar que ele fique sentando e atento a nossa leitura por muito tempo. Por isso devemos selecionar materiais práticos e curtos para explicação!


Como podemos ver nos registros abaixo, nesta atividade os professores guiaram uma atividade com peças de encaixar, sendo que cada encaixe completo era formado por três peças: uma das peças com a primeira letra do alfabeto manual da Libras, outra peça com a imagem, e a terceira peça com a letra do alfabeto da língua portuguesa. Deste modo os professores já demonstram aos alunos/as a existência da escrita e de uma segunda língua. Veja como as alunas já conseguem fazer associações e interagir com a sua língua e com a nova língua que está sempre inicialmente apresentada!




REFERÊNCIAS



VEIGA, Fernanda. Alfabetização infantil: como ela deve acontecer e como preparar seu pequeno para esta etapa. In: Blog da Leiturinha. Disponível em: <https://leiturinha.com.br/blog/alfabetizacao-infantil-como-ela-deve-acontecer-e-como-preparar-seu-pequeno-para-esta-etapa/>. Acesso em 12 mar. 2019.



_____________________________________



Texto de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras

Atividades realizada pelos professores: Marcos Alexandre Marquioto e Cilene Couto Becker






























Nenhum comentário:

Postar um comentário