Iniciando a alfabetização infantil da língua portuguesa escrita na educação infantil
Segundo
Fernanda Veiga, pedagoga, em seu texto "Alfabetização
infantil: como ela deve acontecer e como preparar seu pequeno para
esta etapa" a etapa mais importante do desenvolvimento se inicia
na Primeira Infância. Nesta fase, a aquisição da aprendizagem se
integra inicialmente pela ludicidade, através das brincadeiras,
musicalidade, artes e tantos outras atividades que interessam à
criança.
Dessa
forma, uma das estratégias de ensino do AEE Libras da Educação
Infantil e brincar com jogos que acrescentem aprendizado às rotinas
de atendimento. Pois assim, brincando e interagindo com colegas e
professores, os alunos/as vão se apropriando da língua de sinais
(que é sua língua materna) e com estratégias corretas, vão
entendendo e percebendo a existência da língua portuguesa escrita.
Ainda,
Veiga nos apresenta que
[…]
para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida,
acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização não
aconteça de maneira precoce. Mas isso não significa que não seja
possível apresentar as letras e palavras aos pequenos antes disso.
Pelo contrário! Existem diferentes formas de estimular e preparar a
criança para o momento da alfabetização.
Ou
seja, não devemos pular etapas na educação na instrução das
crianças, mas devemos sim proporcionar a elas a maior quantidade de
informações possível.
Fernanda
Veiga também nos apresenta algumas dicas de como podemos preparar
uma aula da educação infantil (seja para alunos surdos ou ouvintes)
e até mesmo para as famílias organizarem atividades de aprendizado
e desenvolvimento da criança. Contudo, a pedagoga diz que sempre
devemos “lembrar que é importante que este seja um momento
prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!”
Algumas
opções que Veiga nos apresenta é a contação de história
(atividade esta muito trabalhada no AEE Libras da Educação Infantil
aqui do CAS), pois a leitura é imprescindível neste processo de
desenvolvimento da criança, pois é a leitura que oferece à criança
um universo mágico e ilimitado de palavras, sinais, imagens, unindo
diferentes significados que fazem sentido no universo infantil.
Veiga
também discorre em seu texto sobre a riqueza de apresentar
diversos materiais para as
crianças, afinal neste
processo é interessante o uso
de revistas, jornais,
panfletos, receitas, jogo com
letras, etc. Só
não pode-se esquecer
de fazer a leitura destes materiais de maneira pausada para que o
pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado a ele.
E ao mesmo tempo, não devemos
esperar que ele fique sentando e atento a nossa leitura por muito
tempo. Por isso devemos selecionar materiais práticos e curtos para
explicação!
Como
podemos ver nos registros abaixo, nesta atividade os professores
guiaram uma atividade com peças de encaixar, sendo que cada encaixe
completo era formado por três peças: uma das peças com a primeira
letra do alfabeto manual da Libras, outra peça com a imagem, e a
terceira peça com a letra do alfabeto da língua portuguesa. Deste
modo os professores já demonstram aos alunos/as a existência da
escrita e de uma segunda língua. Veja como as alunas já conseguem
fazer associações e interagir com a sua língua e com a nova língua
que está sempre inicialmente apresentada!
VEIGA, Fernanda. Alfabetização infantil: como ela deve acontecer e como preparar seu pequeno para esta etapa. In: Blog da Leiturinha. Disponível em: <https://leiturinha.com.br/blog/alfabetizacao-infantil-como-ela-deve-acontecer-e-como-preparar-seu-pequeno-para-esta-etapa/>. Acesso em 12 mar. 2019.
_____________________________________
Texto de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividades realizada pelos professores: Marcos Alexandre Marquioto e Cilene Couto Becker
Nenhum comentário:
Postar um comentário