sexta-feira, 1 de março de 2019

BRINCANDO A APRENDENDO – AEE LIBRAS

BRINCADEIRA DO SIM E NÃO



Com o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem da LIBRAS e do português escrito, numa abordagem pedagógica que respeite a experiência visual e linguística da pessoa surda ou deficiente auditiva, as aulas do AEE Libras são sempre muito dinâmicas, e dessa forma envolvem os alunos na participação.

Como podemos ver no Programa Pedagógico elaborado para a Educação Especial do Estado de Santa Cantarina, o processo educacional de alunos com deficiência auditiva, por meio da Língua Brasileira de Sinais, está respaldado na Lei nº 10.436/02, regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que garante a inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, conferindo à Libras o status de língua oficial de ensino e aprendizagem da pessoa surda.

Dessa forma, ainda no Programa Pedagógico, temos que:

O Serviço de Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Auditiva [...] tem por finalidade promover a comunicação e a educação da pessoa surda e do deficiente auditivo, contribuindo, assim, para a eliminação das barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes e favorecendo a permanência desses alunos no sistema regular de ensino.

Assim sendo, em muitas as aulas são realizadas dinâmicas e brincadeiras que proporcionam ao aluno o aprendiza intuitivo, que é quando o aluno não percebe que está aprendendo.

E este é um dos inúmeros exemplos de atividades que nossos professores realizam. Na oportunidade o professor brincou com os alunos de “SIM ou NÂO”. A brincadeira iniciou com todos escolhendo uma categoria de palavras, como por exemplo: ANIMAIS, FRUTAS, CIDADES, PESSOAS FAMOSAS, PRINCESAS, MARCA DE CARRO, PAÍSES, etc. Então um dos alunos, ou como neste caso, o professor iniciou a brincadeira selecionando uma palavra da categoria escolhida. Por exemplo, se a categoria escolhida foi ANIMAIS, o professor pensou em um, dos inúmeros que completam esta categoria (por exemplo: CAVALO). A partir daí, os participantes da brincadeira fazem perguntas ao professor (ou a pessoa que está guiando a brincadeira no momento) sendo que este só pode responder com SIM ou NÃO. A rodada termina quando um dos participantes descobre qual a palavra pensada pelo “guia”. Esta pessoa/aluno passa então a ser o guia da brincadeira, e todo o ciclo se inicia novamente. A brincadeira, não tem fim, mas pode-se chegar a um vencedor, contando quantas palavras cada um acertou.

Das perguntas que podem ser feitas (lembre-se, neste exemplo a categoria é ANIMAIS, e o animal selecionado pelo guia foi o CAVALO):
- Vive na água?
- Come carne?
- Voa?
- Nada?
- Tem pêlos?
- Tem rabo?
- É grande?
- É carinhoso?
E assim por diante, estimulando o pensamento dos participantes, até um descobrir qual o animal escolhido.

Veja as fotos do exemplo da brincadeira.


REFERÊNCIA

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial. Programa Pedagógico. São José - SC: FCEE, 2009.

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Texto de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividade realizada pelo professor Marcos Alexandre Marquioto





 





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