BRINCADEIRA DO SIM E NÃO
Com
o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem da LIBRAS e do
português escrito, numa abordagem pedagógica que respeite a
experiência visual e linguística da pessoa surda ou deficiente
auditiva, as aulas do AEE Libras são sempre muito dinâmicas, e
dessa forma envolvem os alunos na participação.
Como
podemos ver no Programa Pedagógico elaborado para a Educação
Especial do Estado de Santa Cantarina, o processo educacional de
alunos com deficiência auditiva, por meio da Língua Brasileira de
Sinais, está respaldado na Lei nº 10.436/02, regulamentada pelo
Decreto nº 5.626/05, que garante a inclusão de pessoas surdas ou
com deficiência auditiva, conferindo à Libras o status de língua
oficial de ensino e aprendizagem da pessoa surda.
Dessa
forma, ainda no Programa Pedagógico, temos que:
O Serviço de Atendimento
Educacional Especializado na área da Deficiência Auditiva [...] tem
por finalidade promover a comunicação e a educação da pessoa
surda e do deficiente auditivo, contribuindo, assim, para a
eliminação das barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes e
favorecendo a permanência desses alunos no sistema regular de
ensino.
Assim
sendo, em muitas as aulas são realizadas dinâmicas e brincadeiras
que proporcionam ao aluno o aprendiza intuitivo, que é quando o
aluno não percebe que está aprendendo.
E
este é um dos inúmeros exemplos de atividades que nossos
professores realizam. Na oportunidade o professor brincou com os
alunos de “SIM ou NÂO”. A brincadeira iniciou com todos
escolhendo uma categoria de palavras, como por exemplo:
ANIMAIS, FRUTAS, CIDADES, PESSOAS FAMOSAS, PRINCESAS, MARCA DE CARRO,
PAÍSES, etc. Então um dos alunos, ou como neste caso, o professor
iniciou a brincadeira selecionando uma palavra da categoria
escolhida. Por exemplo, se a categoria escolhida foi ANIMAIS, o
professor pensou em um, dos inúmeros que completam esta categoria
(por exemplo: CAVALO). A partir daí, os participantes da brincadeira
fazem perguntas ao professor (ou a pessoa que está guiando a
brincadeira no momento) sendo que este só pode responder com SIM ou
NÃO. A rodada termina quando um dos participantes descobre qual a
palavra pensada pelo “guia”. Esta pessoa/aluno passa então a ser
o guia da brincadeira, e todo o ciclo se inicia novamente. A
brincadeira, não tem fim, mas pode-se chegar a um vencedor, contando
quantas palavras cada um acertou.
Das
perguntas que podem ser feitas (lembre-se, neste exemplo a categoria
é ANIMAIS, e o animal selecionado pelo guia foi o CAVALO):
-
Vive na água?
-
Come carne?
-
Voa?
-
Nada?
-
Tem pêlos?
-
Tem rabo?
- É
grande?
- É
carinhoso?
E
assim por diante, estimulando o pensamento dos participantes, até um
descobrir qual o animal escolhido.
Veja
as fotos do exemplo da brincadeira.
REFERÊNCIA
SANTA
CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense
de Educação Especial. Programa Pedagógico. São José - SC:
FCEE, 2009.
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Texto
de Vanessa Paula Rizzotto – intérprete de Libras
Atividade
realizada pelo professor Marcos Alexandre Marquioto
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